domingo, 15 de abril de 2012

NA "BALADA" DA FILA NIGHT RUN

Corrida estreiou em Brasília este ano e acontece ainda no
Rio, Sampa, Salvador, Campinas, Curitiba, BH e Porto Alegre
E aí, Corredor?!

Realmente esta é a corrida em Brasília! A Fila Night Run atraiu ontem ao Eixo Monumental cerca de 10 mil corredores para curtir o trajeto diferenciado da prova e o ritmo das músicas com os DJ`s espalhados pelo circuito.

É a prova mais cheia da cidade. Muita, mais muita gente mesmo foi correr ontem (14) os 5 ou 10 km da prova. Só de inscritos tinham 9 mil corredores, sem contar os muitos, vários "pipocas" espalhados dentro da multidão.

Acho que isso se deve ao horário da prova, realizada à noite, muita gente gosta por que não tem o sol como mais um fator a ser superado; o belo kit, que este ano teve uma camiseta muito bonita; e finalmente o clima da prova. A organização espalhada DJ`s e suas picupes pelo circuito, com luzes e animação para ritma a turma. E ainda tem um show na largada e na chegada ao vivo. A banda Satifaction, bem conhecida em Brasília com seu pop rock, animou a galera.

O circuito este ano, graças à Deus, mudou. Saiu da Esplanada dos Ministérios e foi para o estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Na prova de 10 km, a qual eu participei, a gente saiu do estacionamento, pegou o eixo monumental subindo em direção ao palácio do Buriti, sede do governo local. Numa entrada depois dele, o pessoal do 5 km virava e nós dos 10k seguíamos reto.

Fizemos a subida até o final dela, na altura do Memorial JK. Aí descidão para relaxar até a pista que dá acesso a QG do Exército, no Setor Militar Urbano. Pegamos uma retona de uns 2k que mexe com o psicológico. Apesar de ser plana, ela parece que nunca acaba (rss). Mas ali já tinha um DJ para animar e motivar a gente. Nisso, eram apenas os primeiros 3 km percorridos e no final dela, 4k percorridos.

Aí pegamos a avenida que leva à garagem da TCB, empresa de ônibus local, onde temos terreno plano e subida. Pegamos um retorno para irmos em direção à pista que rodeia o autódromo. Corre, corre e corre e lá se vão 7 km, quando a turma de dos 10k encontra a dos 5k. E aí a confusão de gente do início volta a ser armada.

Era muita gente meus amigos. Muita gente mesmo. Tive que desviar o tempo todo e aí, eu que já não fico me cobrando tempo, relaxei mais ainda. Apenas tentei manter meu ritmo, apesar da necessidade de ter que desviar constantemente dos corredores mais lentos, que eram muitos já que ali estavam a galera dos 5k que ainda não tinha completado o percurso. Me senti como se estivesse correndo a São Silvestre, prova de 25 mil corredores de São Paulo que em todo o percurso a gente encontra uma multidão correndo conosco (clique aqui para ver o relato da São Silvestre).

Sem problema também por que aí me distraiu e pude pegar o descidão controladamente e a pequena subida num ritmo mais forte, quando dava para chegar no meu tradicional sprint final. Tempo de 47min, bom mas que poderia ter sido melhor já que estava correndo à noite. Mas fiquei feliz por que até o quilômetro 7, quando deu para correr com a pista vazia, fui num ritmo bom. E quando encontrei a galera, só alegria e curtição. Não me estresso mesmo apesar de saber que se pudesse continuar a imprimir o ritmo que estava imprimindo, ainda mais com o percurso final mais de descida e com uma pequena e tranquila subida, poderia ter feito um tempo melhor.

Mas muito maneira a prova. Vale à pena curtí-la. E o circuito escolhido foi excelente, com uma parte quase inédita para mim, a retona do QG, onde corri apenas na minha estréia nas corridas de rua, em 2006, na Corrida de Duque de Caxias, que celebra a semana do exército.

Agora é descansar e continuar os longões para a Maratona do RJ. Semana que vem tem a Maratona de Revezamento de Brasília, na Esplanada, no sábado (21), dia do aniversário da cidade. Ainda não estou em nenhuma equipe e nem estou procurando muito para poder focar no treinamento e correr um bom longão no domingo, por que na prova de sábado, vou correr no máximo 5k, muito pouco. Mas é sempre gostoso correr uma prova de revezamento e a de Brasília é muito boa.

Boas passadas.

2 comentários:

Danilo Confessor disse...

Olá Caique,
Também participei da Night Run. Fiz a prova de 5k. Sua descrição da prova ficou show.
Fiz um post lá no meu blog citando o seu.

Abçs,

Caique Responde disse...

Valeu Danilo e também Gustavo.

Entrei no de vocês também. Maneiro. Vamos compartilhar.

Boas passadas.