segunda-feira, 11 de maio de 2015

NIGHT RUN BRASÍLIA - VOLTANDO AOS 10K

E aí, Corredor?!

Mais 10K para a rodagem. Minha quilometragem oficial já marca quase 4 mil km desde que eu comecei minha história neste esporte, isso sem contar o que rodo em treinos e em alguns longões. Enfim, são quae 3 mil km, média de mais de 330k por ano.

Depois deste balanço, vamos falar da prova. Night Run Brasília, uma das boas provas noturnas da capital brasileira. O percurso, um velho conhecido: a Esplanada dos Ministérios, palco das provas do Circuito das Estações Caixa, trecho de 5k de descida e 5 de subida, PUNK!

Apesar de conhecer bem  percurso, fazia tempo que não corria e, mesmo sabendo o que iria enfrentar, fiquei intimidado pela subida e não desci forte, "rasgando". Economizei mesmo para guardar para a temida volta.

Mas sofri um pouco para subir, principalmente depois do balão do Jaburu, Mas mandei bem, pensando no primeiro 10 km do ano, na Meia Maratona da Caixa no Eixão. Baixei em 5 minutos meu tempo final, saindo dos 59min para um bom 54min, principalmente para o meu padrão atual de corrida.

O esporão novamente se nostrou obediente e não incomodou como incomodava. Um pouco sim, mas estou adquirindo cada vez nais confiança para voltar e encarar a Golden Four Asics Caixa no final do ano. É, já tenho um objetvo.

Organização -  Night Run é uma corrida que atrai muitos interessados e não só fica cheia de inscritos - cerca de 5 mil - como pipocas. DJs animam a arena e ficam percurso do 5 e 10k. Água à vontade, mesmo sendo à noite. No Kit, a tradicional camisa de manga comprida e um bracelete de iluminação bem legal, mas que a galera colocou presa ao tênis e saiu perdendo durante a prova.

A medala legalzinha, Não é uma arte, mas legal. O kit de reposição, padrão, com frutas e isotônco. Só. Nenhuma outra "filura", nenhum outro agrado.

Bom demais! Vamos que vamos, encarando cada km com felicidade. Vamos em frente por que tem muito chão ainda para encarar.

Boas passadas!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

WINGS FOR LIFE WORLD RUN - A CORRIDA

Medalha da Wings For Life. Na parte de trás, um "obrigado"
pela ajuda à organização
E aí, Corredor?!

Uma corrida inesquecível ! Assim se traduz a Wings For Life World Run, que ocorreu em Brasília, no Brasil, e em outras 32 cidades pelo mundo. Foram mais de 70 mil corredores no planeta correndo por uma boa causa: ajudar os cientistas da instituição - Wings For Life - na busca para cura das lesões medulares.

A prova foi realizada simultaneamente nas 33 cidades, e no mesmo horário. Se em Brasília começou às 8h, no Japão foi às 20h. Neste horário, os corredores largaram para tentar cumprir a meta de correr os 100 Km da prova, que termina quando o chamado Carro Seguidor passa por você durante a prova. Este carro, guiado por uma personalidade do país - no caso do Brasil foi o piloto da Stock Car Cacá Bueno - saiu 30 minutos depois da largada dos competidores. Ou seja, no mínimo a galera conseguiu correr 5k.

Tudo podia ser acompanhado por telões disponibilizados nas arenas dos eventos e também pelo site da prova,  http://live.wingsforlifeworldrun.com/pt-BR

No Brasil, o homem que mais correu foi Juan Pablo de Lima Costa Salazar, que apesar do nome é carioca, correndo 52,61 Km. A mulher foi a austríaca Astrid Kaltenbock, com 44.28k. Os dois ficaram bem longe dos melhores corredores mundiais, o etíope Lemawork Ketema entre os homens que correu 79,9k na Austria, e a japonesa Yuko Watanabe, correndo no seu país com 56.33k.

Mais longe ainda dos grandes campeões fiquei eu, que corri 14,65 Km (rss). De qualquer forma, fiquei muito satisfeito com minha performance, por que, depois de muitas provas realizadas, de 5 e 10k, consegui fazer mais do que 10k e, principalmente, correndo o tempo todo. Nas outras provas andei nos pontos de hidratação. Na Wings For Life não. Segui correndo o tempo todo, fazendo dos 14,62k em 1h25min.

Minha prova - Comecei correndo forte e imprimindo um ritmo  acelerado, com pace de 5min44/km. A prova iniciava com uma pequena subida na saída do estacionamento do Estádio Nacional, indo pelo Eixo Monumental até entrar no Parque da Cidade. Ali, uma volta completa pela pista dos carros, correndo todo o parque. Na primeira parte do percurso, uma deliciosa descida mas, a partir do quilômetro 6 mais ou menos começou a subida, que foi até sairmos do parque. Não era uma subida intensa, mas constante, de uns 4k mais ou menos. 

É claro, o trecho cobrou minha ousadia do início e diminui o ritmo. Mas consegui vencer meu objetivo inicial, que era de correr pelo menos 10k. Vencida esta meta, busquei depois fechar o parque antes do carro me pegar, e também consegui. Depois foi conseguir correr 12k, que também superei e, quando estava completando o 12 km, vi o carro próximo a saída do parque.

Como o trecho seguinte era de descida, no Eixo Monumental, consegui voltar ao ritmo mais forte e, quando estava completando 14,62k, o Carro Seguidor passou por mim, com a galera cumprimentando-nos pela nossa performance e informando a quilometragem corrida. Ainda, para soltar a musculatura, corri leve até a placa dos 15k, mas só para soltar.

A corrida - a prova foi muito interessante. Excelente em todos os aspectos, não teve nenhum erro na organização. Ao terminarmos, um ônibus nos levava ao ponto da largada, para a arena da festa. O kit, muito interessante, mesmo tendo apenas a camiseta, de bom gosto e bom material, uma munhequeira e uma lata de Red Bull. A medalha simples mas significativa. 

A experiência de ser seguido por um carro, sem saber exatamente a quilometragem que conseguiríamos correr, foi muito interessante. Me lembrou das minhas saudosas Corridas Sem Compromisso, quando sabia até onde queria ir mas não sabia quantos Km iria fazer.

E a motivação de corrermos por uma causa humanitária deixava a gente mais leve. O preço, US$ 25 ou mais ou menos R$ 75 à época do pagamento, ficou até barato por toda a experiência da prova.

Tudo ficou ainda mais interessante por que reencontrei vários amigos e, ainda por cima, comemorava meu aniversário ganhando de presente poder fazer o que mais gosto, correr, e numa prova ímpar, excelente e muito interessante. 

Ano que vem, segundo os organizadores, a prova volta para Brasília, como representante do Brasil e eu quero estar presente, tentando superar a minha marca de 14,62k.

Boas passadas!!!!