E aí, Corredor?!
Não dá para falar da Maratona do Rio de Janeiro sem mencionar o feito de cada um dos meus 54 amigos corredores que estiveram conosco, apoiando cada passada dos mais de 42k da prova. Corredores da Family Run, Meia Maratona e Maratona, todos ficamos unidos e torcendo um pelo outro.
Queria falar de todos, mas vou me prender a alguns dos que fizeram a Maratona, companheiros de meses de treino pesado, importante e incomparável ministrado pelo grande amigo e professor Nirley. Corri pensando em como estaria cada um deles na prova. Ivan, focado e disciplinado em sua sonhada e ansiosamente desejada estréia. Tião, guerreiro e companheiro de pacer, assim como Edu, que só não correu junto comigo os 33k. Edna e Susete, as meninas do grupo. Cássio e Orion, os "ausentes" mais que presentes em nossos treinos. Paulinho, grande parceiro e motivador ("Alarga essa passada!"). Chamon, nosso disciplinador nos treinos. Ivanilson, o "Papa-Légua".
Cada um teve uma história na prova, cada qual passou por seu momento, mas todos mudaram de alguma forma após cruzar a linha de chegada, tenho certeza.
Alguns fizeram seus relatos, e transmito aqui, com carinho, por que merecem o registro:
Paulinho |
"Ontem, 08 de julho de 2012 (jamais esquecerei esse dia), fiz minha primeira Maratona. Corri os inesquecíveis 42.195 metros na Cidade Maravilhosa. A Corrida foi muito especial. Foram meses de treinos, dedicação e disciplina. E de quebra, nesse período, despachei seis quilos e seis unhas, também, além de ter domado o colesterol. Fiquei negão de tanto correr no sol.
Agradeço a todos os que torceram por mim e me deram forças para eu conseguir esse objetivo tão sonhado. Agradeço, também, aos amigos corredores da Equipe X, além dos treinadores/educadores Nirley e Eduardo, que compartilharam comigo treinos, objetivo e muita risada. Foram bons momentos em excelente companhia.
A corrida é o que mais me aproxima de Deus: é meditação, prazer e relaxamento. E o meu tênis é o meu cachorro - fiel e inseparável."
Susete |
"Consegui, consegui!
Foi uma emoção cruzar a linha de chegada. Fiquei emocionada e maravilhada de presenciar tantas cenas de superação, de apoio das pessoas debaixo de chuva a nos saudar. Cenas de solidariedade, de amizade, de incentivo quando as forças pareciam esgotar. Agradeço de coração aos amigos da Equipe X."
Eduardo |
"Comecei correndo minha primeira maratona bem com meu parceiro Caique, apesar da ansiedade e nervosismo do início. Estávamos no ritmo um pouco acima do que havíamos treinado. Passando várias pessoas, dentre elas índio, homem arvore, pessoas descalças... continuamos nesse ritmo até 16km, depois diminui o ritmo para o meu normal(pace 5:20), no começo da Barra da Tijuca perdi o Caique de vista.
Um pouco depois dos 21km comecei a sentir dor no tendão de aquiles, diminui um pouco o ritmo e a dor passou! Corri bem em São Conrado, mas na subida da Niemayer vieram dores de cãimbra. No km 28, de uma hora para outra, veio a cãimbra forte na coxa direita, me encostei num muro de pedras e um gringo me auxiliou alongando a minha perna ... depois disso manquei um tempo, caminhava, corria, depois quando sentia que ia vir a cãimbra eu caminhava e quando passava, corria de novo. Ainda faltavam 14km, tinha que encará-los de qualquer jeito! Como na camiseta havia meu nome, muitas pessoas passavam por mim me incentivando: 'Vamos, Eduardo, não desiste!'
Depois disso, todos que eu havia passado estavam me passando, escutei o chocalho do índio vindo atrás de mim e nem acreditei! rs... faltando 3km, veio uma cãimbra mais forte que a outra, um outro cara me acompanhou correndo e caminhando enquanto eu superava os meus limites! No ultimo km ele me estimulou a correr para chegarmos bonito, depois da chegada veio mais cãimbra! Mas a emoção de ter completado os 42,195 km e encontrar a Samille na chegada superou tudo! Ela me abraçou forte, chorou comigo e colocou a medalha no meu peito toda orgulhosa!
Dessa experiência, além do aprendizado, eu levo essa frase: 'A dor é passageira, desistir é para sempre!'"
Valeu, amigos! Correr com vocês é bom demais!!!!
Boas passadas.
2 comentários:
Dart, parabéns por mais uma Meia Maratona. Quando é que será a sua estréia nos 42? Que tal daqui 1 ano? Essa realmente é a prova certa prara começar nos 42!!
Qto ao fato de correr sem conhecer o percurso, não é uma coisa sábia, mas já se tornou minha marca registrada, rsss.
Participei da Maratona e gostei muito da organização.
Já a tal frente fria, me pegou de jeito, e tive hipotermia apóa a prova...realmente uma fria. Mesmo assim foi a melhor corrida da minha vida.
Deixo meus parabéns tb à organização!! Este é um evento que realmente pode ser chamado de Internacional!
Fala, Daniel !!!
realmente é um grande evento. E parabéns pelos 42k. Não é para qualquer um, definitivamente.
Boas passadas
Postar um comentário