Equipe em "formação" na hora do aquecimento |
E aí, Corredor?!
Domingo foi dia do I X – Camp Equipe X, um treinamento idealizado pelo professor Nirley, que levou cerca de 60 pessoas a correr em trilhas, no meio de riachos, atolando o tênis no barro, fazendo flexões e agachamentos na água, além de correr por uma pista de arais fofa passando por baixo de cordas, pulando tambores, pneus e carregando troncos de árvore, tudo em equipe.
Circuito na areia fofa começava com o carregamento de toras |
Foi um treino realmente diferente. A nova onda do exercício funcional, inspirado em treinamentos militares, foi no que Nirley se baseou para preparar o circuito. Tudo foi previamente testado por ele e Eduardo na Fazenda Taboquinha. Desde o "fardamento" - camisetas de corrida com o logo da Equipe X lembrando um batalhão do militar, com patentes e estrelas - até os exercícios, definidos e testados antes pelos dois, desde o aquecimento até os circuitos de corrida. Isso sem contar as personagens que a dupla encarnou: coronel Nirley e tenente coronel Eduardo, mandando e desmandando na galera. E tudo adaptado para um grupo bem heterogêneo, com corredores amadores de diferentes níveis e idades.
Tudo começou com o aquecimento, na grama. Polichinelo, uma primeira sessão de agachamentos e outro exercício para descontrair e esquentar os músculos. Depois, a preparação, com as instruções sobre o que faríamos no circuito de areia fofa: carregar, em grupo, grandes toras de madeira; rastejar por baixo de uma série de cordas, pular outros troncos menores, pular um tambor, uma série de pneus e depois pular uma cerca e subir outra. Este era o circuito. Tudo pausado, para dar tempo para o corpo descansar e buscando reduzir o desgaste, já que seriam mais de 2h de treinamento.
Subindo o morro pela corda |
Depois dos exercícios na areia, novo circuito de corrida, no trote, em outro percurso, com uma subida de morro segurando uma corda, depois passando por uma “teia” de barbantes e terminando correndo no rio, passando pela água e lama, pedras um pouco lisas, num circuito bem diferenciado.
Correndo pelo rio |
Foram 2h15 de treinamento funcional, com exercícios variados, que trabalham todos os grupos musculares. Trabalhamos também a mente, “passeando” por um circuito bem lúdico e diferenciado, sem nenhuma monotonia. Tudo buscando a saúde, fazendo com calma, mesmo com toda a gritaria, encarnada pela personagem que Nirley e Eduardo encenaram durante todo o treino.
Ótima forma de nos exercitarmos e passarmos o dia. Aliás, o treinamento funcional, imitando os exercícios militares, são uma tendência atual utilizada pelo educadores físicos, buscando novas formas de levar à prática de exercícios físicos de maneira lúdica e descontraída, mas sem deixar de trabalhar todo o corpo, de maneira equilibrada e saudável.
Este foi o primeiro X CAMP – Equipe X. Dia 30 de março já tem a segunda edição.
Boas passadas!
3 comentários:
Que maravilha, amigo, PARABÉNS.
E isso ai!!! Major!!!
A chapa esquenta mas todo mundo da conta de cumprir a missao!!! Excelente texto.
A proposito pague 10 por destituir a patente de seu General para Coronel. URRAAAA EQUIPE X
Fala corredores?!
Ivana, foi realmente um domingão diferente. Correr já é maneiro, mas fazendo de maneira diferente é muito bom também.
General, pensei que era coronel (rss).
Vai lá: 1, 2, 3 ...
Postar um comentário