domingo, 15 de maio de 2016

"PIPOCANDO" NA 6ª CORRIDA DE ÁGUAS CLARAS

E aí, Corredor?!

E, hoje, de repente acordei e vi que tinha uma corrida em frente a minha casa. Não podia perder essa chance de ter uma estrutura montada para correr tão próximo de onde moro. 

Na verdade, a já tradicional Corrida de Águas Claras, que teve sua 6ª edição acontecendo neste domingo, dia 15, foi bem anunciada pelo bairro e nas rádios, só que eu realmente esqueci de me inscrever. Mas não podia deixar de aproveitar para correr tão perto de casa.

O percurso foi desafiador, para fortes. Logo no início, uma subida bem intensa e longa, de mais de 2 km. Tudo bem que depois a gente só desce, podendo imprimir um bom ritmo. Acredito que, para quem estiver bem preparado e com objetivo de quebrar tempo, é um prova excelente pelos mais de 2 km de descida no final. Só tem que estar bem por que o início de subidão.

A prova tinhas as duas distâncias mais comuns de 5 e 10 km. Para quem optasse pelos 10k, o desafio era dar duas voltas no mesmo percurso. Bom para testar o psicológico e bom para pegar condicionamento em subida.

Minha prova foi tranquila. Na "pipoca", eu meio que relaxo um pouco, correndo como se estivesse em minhas Corridas Sem Compromisso destes últimos meses. Cadenciado, começando leve e subindo naturalmente o ritmo no decorrer da prova. 

Claro que, no caso de uma prova oficial, com muita gente correndo, você acaba impondo um ritmo mais forte, influenciado pelo ritmo dos outros corredores. A gente tenta ir superando um ou outro colega que está correndo, buscando não ser o último da prova. Pelo menos é isso que acontece comigo e acabei impondo um ritmo mais forte no descidão.

Corri só 5 km. Tinha até "gás" para mais 5k, mas não psicológico. E aí parei mesmo no cinquinho. Afinal, foi uma boa subida (rssss).

Até fiquei pensando depois como eu, um maratonista, estou relapso, correndo apenas 5k (isso levando-se em conta meu histórico de corredor - 10 anos de corredor amador, várias provas de 5k, 10k, meias maratonas e 3 maratonas no currículo). Mas tirei essa cobrança da cabeça. 

Sei que o que preciso é ter mais regularidade nos treinamentos. Apesar de não deixar de praticar alguma atividade física na semana (pelo menos 3 dias faço algum exercício: ou bike ou natação ou simplesmente academia), preciso de mais treino de corrida. Como não estou em nenhuma equipe e estava me recuperando de lesões sucessivas, além de estar convivendo com um esporão calcâneo já tão falado neste blog, acabo negligenciando os treinamento regulares de corrida durante a semana, e isso afeta na "pegada". Sem ritmo, a gente realmente desanima.

O esporão - desculpem. Tenho que voltar a falar dele - afetou muito meus treinos. Sentir dor no início foi me desanimando e acabei perdendo a famosa "pegada". Mas agora, com a pisada diferente já naturalmente fazendo parte das minhas passadas e sabendo conviver com as dorzinhas do danado, preciso é recuperar a vontade e treinar com mais regularidade, por que o que falta, sei eu, é retomar esta "pegada".

E correr uma prova como essa, da 6ª Corrida de Águas Claras, ajuda a voltar a criar vontade e ritmo. Tenho corrido fora de provas oficiais, mais de 5k inclusive. Mas um prova oficial, como já mencionei, é diferente pelo clima de competição que ela trás e a motivação. E, no caso desta prova, por mais que tenha sido uma distância "pequena" que corri, não foi uma prova fácil por conta da longa subida. Consegui impor um ritmo bem forte na descida, o que me deixou feliz. Meu tempo de prova, mesmo não sendo dos melhores, foi legal: 27min.

E vamos que vamos, por que correr é o meu esporte e curto demais dar minhas passadas por aí!

Boas passadas!

Nenhum comentário: