E aí, Corredor?!
Nos treinamentos realizados pela Equipe X, antes de qualquer treino específico de corrida, professor e amigo Nirley passa para gente uma série de exercícios educativos, com o objetivo de propiciar um aquecimento do corpo antes da prática e dar algumas dicas de passadas e biomecânica. Estes educativos tem duração de cerca de 30 minutos.
Este ano, os educativos foram acrescidos de exercícios funcionais, com maior duração e uma lista mais extensa de exercícios. São 40 minutos de “escada”, trotes, levantamento de joelho, tornozelo e coxa, elástico, abdominal, agachamento e outros mais, em uma série que se inova a cada treino para, segundo nosso treinador, não cairmos na “mesmice” nos treinos.
Por isso, ao ler a matéria do site da O2 sobre a importância do treinamento funcional para evoluir na corrida, não me surpreendi tanto, já ciente desta importância.
Segundo a matéria, o treinamento funcional possibilita trabalhar força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora, utilizando só o peso do corpo nos exercícios ou algum equipamento, como cones, elásticos, bolas, escadinha, entre outros.
“Com esses aperfeiçoamentos, obtêm-se o aprimoramento da postura estática e em movimento, a otimização da utilização dos músculos, refina a execução do movimento de corrida e, consequentemente, eleva o desempenho individual”, ressalta a reportagem (Clique para ler a reportagem completa no site da O2).
Lembro-me, quando comecei na Equipe X, de Nirley falando sobre o tiros que ele dá no educativo. “O importante neste exercício não é chegar primeiro na fila que você corre, não é ser o mais rápido. É treinar o alargamento da passada e a biomecânica, coordenando o uso dos braços com cada passo”.
Os tiros propiciam a força muscular e ajudam nesta adaptação da passada e biomecânica. E o educativo, tenho certeza, ajuda muito para que possamos depois sair para as corridas do treino, seja de tiros curtos ou de longão.
O mais importante de tudo, no entanto, é fazer os exercícios funcionais orientado por um profissional, já que, por serem mais “Livres”, se feitos de maneira errada em vez de ajudar atrapalham e podem gerar até lesões.
Boas passadas!
4 comentários:
Faço alguns exercícios funcionais durante a musculação e já estou colhendo alguns resultados...
Fábio, realmente são interessantes, além de não deixarem a gente cair na rotina de ficar só nos aparelhos de musculação, que não dá para fugir mas podemos inovar de vez em quando. Também estou achando interessante.
Boas passadas!
E se for para escolher entre um ou outro, funcional ou musculação, qual vc recomendaria? Considerando que o objetivo da musculação é o reforço muscular para a corrida...
Caique, bom dia.
Estou me preparando para um TAF e tenho que correr 3.200 metros em torno de 15 minutos... você indica algum treino especifico para melhorar meu desempenho? Hoje estou correndo com muito sacrifico em torno de 16/17 minutos. Sinto dificuldades com a respiração...
Postar um comentário