quarta-feira, 16 de novembro de 2011

POR QUE A MARATONA TEM 42,195 KM?

E aí, Corredor?!

Você sabe por que a Maratona tem a distância de 42,195 km e não de 40 km exatos?

Pois bem, comecemos com um pouco de história.

Na 1ª Guerra Médica, quando o exército ateniense lutou contra os Persas na planície de Marathónas, o general grego Milcíades ordenou que o soldado Filípides corresse até Atenas, situada a 42 km dali, para levar a notícia da vitória grega. Ele correu a distância tão rapidamente quanto pôde e, ao chegar, conseguiu apenas dizer "vencemos", caindo morto logo depois.

No entanto, Heródoto conta que, na realidade, Filípides foi enviado antes da batalha a Esparta e outras cidades gregas para pedir ajuda, tendo que correr então 240 km em dois dias, voltando à batalha com os reforços necessários para vencer os Persas.

O fato é que, cerca de 2.400 anos mais tarde, em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, Filípides foi homenageado com a criação dessa prova cuja distância inicial foi de 40 km, que foi repetida nas 2 outras olimpíadas seguintes.

Porém, em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres, ao medir a distância do percurso definido, entre o ponto da largada e a entrada do estádio constatou-se que havia 26 milhas, em vez de 25. Além disso, a chegada da Maratona deveria ser exatamente em frente ao camarote do Rei, o que também tornava impossível uma volta inteira na pista do estádio. 

Fixou-se assim a distância de 26 milhas e 385 jardas, o que equivale a 42,195 km. Mas a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) só tornou esta distância oficial em 1921.

Tudo por causa do Rei.

Boas passadas.

4 comentários:

Silvanio Aparecido disse...

Uau massa essa historia, muito bom! não corro 1 maratona mas meia eu arrisco!!!

Cezário Aschar disse...

A chegada da Maratona deveria ser extamente em frente ao camarote do Rei. Aí, o jeitinho inglês! Será que o nosso jeitinho brasileiro foi copiado de lá? rsrsrs. Bruncadeiras à parte, uma informação que enriquece nosso conhecimento no quesito Corrida.

CLAUDIO VARGAS RODRIGUES disse...

1/8 de maratona eu arrisco correr... Eheheh

CLAUDIO VARGAS RODRIGUES disse...

1/8 de maratona eu arrisco correr... Eheheh