segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CORRENDO NO PARQUE DA CIDADE - PERCURSOS

E aí, corredor?!

O melhor local para correr em Brasília é o Parque da Cidade, ou o oficialmente chamado de Parque da Cidade Sara Kubitshek. Ele é um dos maiores parques urbanos do mundo e fica localizado na área central da cidade. Extremamente arborizado, possui uma pista interna, asfaltada, banheiros e vestiários, além de duchas para utilização dos seus muitos usuários.

Tudo bem que em dias de Parque cheio a pista interna fica lotada de corredores, patinadores, ciclistas e caminhantes, o que dificulta um pouco. Mas nada que não possa ser contornado com um pouco de educação e paciência. Além do que, para muita gente é justamente esta lotação que motiva à prática.

A pista interna do Parque da Cidade tem cerca de 9,3 km de extensão, composta de subidas leves, mas constantes, e pequenas descidas. A maior elevação está na ponte que passa perto do lago dos pedalinhos, assim apelidado por que antes tinha vários ali.

O site Calendário Amigável (http://www.calendarioamigavel.org) fez uma aferição e desenhou 6 tipos diferentes de percurso para quem quiser curtir o Parque sem enjoar tanto do trajeto. São dois percursos de 10k, dois de 6k e 1 de 4k, além da pista dos automóveis para dias de pouco trânsito. Os percursos foram medidos obedecendo as normas do CBAt. Todos tem início nas proximidades do Ponto do Atleta ou do Quiosque da Saúde, onde estão também a administração do Parque e o vestiário (estacionamento 12). Foi considerado que o atleta estaria correndo no sentido anti-horário.

Vamos aos percursos:

1) Percurso de 10 km tradicional - uma volta completa, em forma de "8", pela pista, cruzando a ponte baixa 2 vezes, na ida e na volta, e percorrendo mais 287 metros após chegar no ponto de largada. Até este ponto o percurso tem 9.713 metros. A marcação do km 10 está localizada pouco depois dos quiosques de sapé fronteiros às casas pré-fabricadas de madeira à direita do corredor.


2) Percurso de 10 km alternativo - uma volta completa, em forma de "0", pela pista, sem passar pela ponte baixa, e percorrendo mais 705 metros após chegar no ponto de largada. Até este ponto o percurso tem 9.295 metros. A marcação do km 10, com tinta branca e logo da Brasil Telecom, está localizada aproximadamente 100 metros antes da Estação número 2, próxima ao reservatório da CAESB.



3) Percurso de 6 km - uma volta incompleta, em forma de "0", sem passar pela ponte baixa, voltando no retorno situado entre a Estação 4 e a Estação 5, e percorrendo mais 298 metros após chegar no ponto de largada. Até este ponto o percurso tem 5.702 metros. A marcação do km 6, refeita recentemente, está localizada 11 metros depois da marca de 10 km do percurso 1 acima. Está assinalada no asfalto com a marca "6/6" com tinta amarela.

4) Percurso de 6 km alternativo - uma volta incompleta, em forma de "8", cruzando a ponte baixa 2 vezes, na ida e na volta, voltando no retorno situado depois da Estação 13, e terminando em frente ao Parque Nicolândia. A marcação do km 6, refeita recentemente, está localizada em frente aos medidores de energia do Parque Nicolândia (caixa verde de lata) , logo após o brinquedo "Cai n'Água", 120 metros antes de chegar ao ponto de partida. Está assinalada no asfalto com a marca "A-6/6" com tinta amarela.




5) Percurso de 4 km - uma volta pequena, em forma de "0", atravessando a ponte baixa, retornando ao ponto de partida, e percorrendo mais 274 metros. Até este ponto o percurso tem 3.726 metros. A marcação do km 4, refeita recentemente, está localizada 13 metros antes da marca de 10 km do percurso 1 acima. Está assinalada no asfalto com a marca "4/4" com tinta amarela.




6) Pista externa do Parque (dos automóveis) - A volta externa do parque tem 9.730 metros de extensão. A medição foi efetuada considerando-se que a metade da pista (duas faixas) estaria livre para os corredores.

Algumas marcações são fáceis de visualizar na pista mas, como existe mais de uma, às vezes não enxergarmos direito ou simplesmente não entendemos. As marcações ficam, normalmente, no chão do lado esquerdo de quem está correndo no sentido anti-horário ou direito de quem está correndo no sentido horário.

Pretendo aferir, com meu companheiro Garmin, estes percursos e outros que podem surgir dependendo da nossa criatividade e disposição. Alguns já são até habituais para mim, por que é lá que treino todas as terças e quintas-feiras com a Equipe X.

Quem tiver já aferido, passe para gente que publico aqui no E AÍ CORREDOR para os outros corredores capturarem para seus treinos.

Boas passadas.

Mais detalhes: Calendário amigável (http://www.calendarioamigavel.org/perc_corr.htm)

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá,

Comecei a correr esta semana no Parque, deixe-me ver se eu entendi, os 10 km que eu corro seguindo as placas não são 10km?
Posso confiar em alguma placa que faz a marcação a cada 500 m?

Anônimo disse...

Pra iniciante é melhor o percurso de 4 km. Não se preocupe tanto com marcas e placas e sim em adquirir equilíbrio entre ritmo e respiração. Quando estiver mais experiente com o parque saberá as respostas de suas perguntas.

Unknown disse...

Hoje fiz o percurso de 10km, iniciando próximo ao Nicolândia e fazendo a Volta completa, Muito satisfatória pois sempre estou correndo no Parque, local sempre movimentado e seguro.
Realmente o melhor lugar de Brasília para correr!

Unknown disse...

Hoje fiz o percurso de 10km, iniciando próximo ao Nicolândia e fazendo a Volta completa, Muito satisfatória pois sempre estou correndo no Parque, local sempre movimentado e seguro.
Realmente o melhor lugar de Brasília para correr!

Roots disse...

Pretendo fazer o percurso de 2.400m(TAF), é gostaria de saber se tem alguma marcação correspondente.

hevertonlatitude disse...

Tem uns app para celular muito bons que marcam a distancia e velocidade. no meu caso uso o Sansung health, marca corrida, caminhada e bicicleta.