sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NOVO RECORDE MUNDIAL PARA OS 10 KM

E aí, corredor?!

Um queniano (sempre eles) foi o primeiro homem a superar a barreira dos 27min nos 10 km. Leonard Patrick Komon, de 22 anos, correu a distância em 26min44s em Utrecht, na Holanda, no dia 26 de setembro.

Tudo bem que o queniano é um profissional das pistas, vive da corrida, vem de um país com tradição em corridas de longa distância e só faz isso na vida: correr. Mas a marca é impressionante. 

Vou comparar aos meus tempos. Me considero um atleta amador muito esforçado, na média de muitos corredores espalhados por este mundão de meu Deus que fazer deste esporte um hobby dos mais saudáveis. Meu recorde pessoal nos 10 km foi cravado este ano, na edição noturna do Circuito Capital Runners, realizada em Brasília em julho. Fiz em 45min redondos. Nada demais se comparado a outros corredores da minha própria Equipe de treino, mas também uma marca almejado por outros tantos.

Minha média nos 5km era, até o início deste ano, de 25min. Hoje já faço a distância em 23min sem tantos sacrifícios. Enfim, sou um corredor normal, padrão daqueles que têm disciplina e gostam do esporte. E olha que nem me preocupo tanto assim com esta questão de tempo nas corridas.

Mas se comparar a minha marca à marca do queniano, o cara quase faz 10 km no mesmo tempo que eu faço os 5 km. São 18 minutos a menos, quase uma corrida de 5 km no meu tempo e com certeza no tempo dos profissionais. É longe demais dos meus horizontes. Komon é realmente uma fera.

Tá. Sou um amador e é impossível fazer este comparativo. Mas o recorde anterior conquistado este ano também na Holanda era do também queniano (sempre eles) Micah Kogo com 27min01s, uma marca sensacional, mas 17min a mais do que a do seu compatriota.

Para mim, incrível. E é por isso que eu corro por prazer (rss).

Em tempo: não sei se por conta da incrível marca, mas Komon tem até página na Wikipédia.

Boas passadas e, se for amador, não tente fazer isso em casa (rss).

P.S.: Acompanhe o E AÍ CORREDOR no Twitter.

Nenhum comentário: