quarta-feira, 17 de novembro de 2010

QUANDO PARA CORRER PRECISAMOS MAIS DO QUE UM TÊNIS

E aí, corredor?!

Quando comecei a correr tinha em mente que a única coisa que precisava era um par de tênis. E nem sabia que existiam tantos detalhes para a escolha certa do fiel companheiro. Tipo de pisada, tipo de material, amortecimento, material do cabedal, marca mais adequada, etc. E foi assim que comecei com um pisante nem um pouco adequado para minhas passadas, o que quase me ocasionou uma lesão.

Depois que percebi que tinha feito a escolha errada, tratei logo de adquirir outro par, próprio para correr. Mas ainda não sabia se a minha pisada era supina, neutra ou pronada. Assim, no escuro mesmo, adquiri meu Mizuno Creation 8 (pisada neutra supinada), meu primeiro companheiro, que me ajudou a desbravar alguns bons quilômetros por Brasília, em treinos individuais ou corridas oficiais. 

Passei por diversos modelos depois dele, contagiado já pelo mundo das corridas e por saber a necessidade de ter um calçado bom para evitar lesões e poder correr por muito tempo sem elas. Tive um Nimbus 10 da Asics (pisada neutra supinada), um Mizuno Creation 10 (pisada neutra supinada), um ADZERO da Adidas (pisada neutra) até que finalmente comprei a tênis realmente adequado para minha pisada, que descobri depois da primeira corrida 10 Milhas da Mizuno, onde quem faz a inscrição tem direito a um teste criterioso para descobrir este detalhe. Comprei então um Saucony Grid Sinister.

Quando comecei a treinar mais seriamente, senti a necessidade de ter também um relógio com monitoramento cardíaco. Descobri que uma das melhores marcas era os da Polar e adquiri um modelo, o F65, simples mas que naquele momento me atendeu. Hoje, já estou com outro modelo da Polar, o RS 300, que adquiri para poder apurar a quilometragem e o pace em que corro.

Junto com o tênis, ainda adquiri um MP3 player. Apesar de não ser recomendado por vários treinadores, prefiro correr ouvindo música, o que me ajuda no ritmo das passadas e na concentração. 

Óculos de sol também fazem parte do meu kit básico de corredor, além de bonés com materiais próprios para corrida, que também são utilizados nos calções e camisas que utilizo. Até meias próprias adquiri com o passar do tempo. Tudo que no começo nem conhecia e com o tempo foi virando uma necessidade.

Hoje, para correr, separo, além dos itens básicos - calção, camiseta, boné, tênis - minha cinta para o monitoramento cardíaco, junto com o relógio e o dispositivo de GPS para medir detalhes mais apurados nos meus treinos e corridas, e o MP3 Player. Uma grande parafernália que se tornou fundamental e meus companheiros de corrida.

Isso, pelo que vejo, acontece com todos nós, corredores, que entramos neste fabuloso mundo de corridas.  Quando queremos ter a melhor performance, e aí classifico como melhor aquela em que conseguimos atingir e planejar nossas metas no esporte, precisamos destes acessórios para nos ajudar. Por isso, nada anormal ver um corredor tão cheio de "bugigangas" quando corre, todas fundamentais para a sua prática.

Hoje, realmente, para correr é necessário muito mais que apenas um par de tênis.

Boas passadas.

Nenhum comentário: