segunda-feira, 22 de novembro de 2010

POR QUE CORRER ?

E aí, corredor?!

Frequentemente sou perguntado por amigos meus o que me leva a praticar a corrida de rua. Como escolhi um esporte que parece ser tão entendiante e que em nada sugere ser um desafio como outros esportes.

A corrida de rua é um esporte extremamente democrático, em todos os níveis: classe econômica, sexo, idade, cor de pele, tipo físico. Enfim, no que você pensar em classificar uma pessoa pode ter certeza: tem um corredor que preenche tais características. 

Em uma prova que fiz, no começo de minha história como corredor de rua amador, fui de repente ultrapassado por uma senhora que aparentava ter mais de 50 anos de idade, meio gordinha, que corria de maneira cadenciada e me passou na segunda metade da prova sem me deixar chances de alcançá-la. Em outra foi um senhor de mais de 60 anos. Em outra foi um baixinho que tinha uma passada tão larga que parecia do mesmo tamanho que a minha, um cara de 1,88m. 

E falando das mulheres, elas têm invadido o mundo das corridas de rua. Mais e mais corredoras são vistas desafiando as distâncias, seja em uma prova de 5k, 10k ou até mais. Corri algumas meias maratonas e lá estavam elas embelezando a largada. Na minha única maratona tinham várias representantes do sexo feminino. E muitas chegaram bem antes de mim ao final da prova. Tenho uma amiga corredora que já encarou, por mais de uma vez, a Conrades, a ultramaratona da África do Sul de 89 km.

E o que falar dos deficientes físicos. Cadeirantes ou pessoas com problemas motores são facilmente encontrados nas provas que participamos. Até um cego já vi correndo em uma prova, com sua bengala. Lembro-me bem de um rapaz que, na minha estréia no mundo das corridas, estava enfrentado os 10k da corrida de Duque de Caxias. Ele, acredito, deve ter nascido com paralisia, pois braços e pernas quase não se mexiam durante sua corrida. Mas o "quase" é o que ele precisava para poder correr. E não é que ele estava este ano completando os 21k da Meia Maratona Internacional do RJ. Isso, evidentemente, emociona qualquer um.

A corrida também pode ser praticada por pessoas de todas as classes econômicas. E talvez, para muitos, seja a forma mais interessante de construir um futuro. Exemplos não faltam entre corredores profissionais. E nas provas eles estão lá, abdicados, correndo sempre entre os primeiros colocados.

Mas não é só por isso que adoro as corridas de rua. A facilidade da prática, com a possibilidade de podemos correr quando e onde quisermos ajuda muito. É colocar um bom tênis e começar a correr.

São vários os depoimentos de amigos corredores que só na hora que começam a correr que "encontram-se". O estresse acumulado do dia a dia e "descarregado" durante um longão ou mesmo uma pequena corrida. E ali a gente consegue perceber e "conversar" com o nosso corpo, ouvindo nossa respiração, sentindo o ritmo de nossas passadas e o impacto da pisada no chão, ouvindo o coração bater compassado. Curtindo a paisagem que se vislumbra a nossa frente. Coisas que só que corre pode entender.

E por conta de uma corrida a gente acaba arrumando tempo para a gente. Nosso grupo resolve correr uma corrida fora da cidade e lá vamos nós todos, motivados uns pelos outros, dando um tempo da cidade e de nossa rotina nela. 

Enfrentamos madrugadas frias para disputar uma prova ou apenas para poder, em um certo ponto, ver o sol nascer. Encaramos uma chuva, fina ou forte, apenas para curtir o visual diferente. E vamos em frente, mesmo em dia de happy hour, treinando para aquela prova que é a nossa meta no ano. Não que deixemos de lado nossa vida social, mas conseguimos e aprendemos a administrar o nosso tempo, fazendo ele andar a nosso favor.

E ainda aprendemos a cuidar do nosso corpo. A máquina perfeita precisa de acertos ou de prevenções. Se aparece uma dor indesejada e constante, lá vamos nós ao ortopedista para uma consulta. E todo o ano pelo menos encaramos as máquinas para os check-ups. Tudo para não pararmos no meio de uma prova ou termos que dar um tempo no nosso esporte.

São tantos os motivos que me mantêm correndo que seria um blog gigante para enumerá-los todos. O prazer de correr é fantástico e o êxtase em cada prova, em cada treino é sensacional. 

Existem aqueles que desistem, "caem" pelo caminho. Mas todos ficam muito tristes. Seja por terem feito isso por conta de outras prioridades de vida ou por causa de uma indesejada lesão. Ninguém fica satisfeito ao ter que parar de correr.

Enfim, correr, depois que você conhece de verdade o que é realmente, vira uma necessidade, tão importante quanto andar ou respirar.

Boas passadas.

Nenhum comentário: