segunda-feira, 14 de abril de 2014

FIM DE SEMANA DE PEDAL

E aí, Corredor?!

Resolvi dar um descanso para os pés neste mês de abril. Nada de corridas e nem treino, para não cair na tentação nem ficar com aquela vontade de dar um corridão com a galera. Mas nem por isso o corpo vai ficar parado. Ao invés de correr, vamos pedalar. E nos dias de semana, academia para fortalecimento, com uso do elíptico para manter algum exercício aeróbico e tentar não perder o condicionamento.

Confesso que academia não é a minha praia. Mas, por que sei que ajuda, já estou eu encarando as quatro paredes há uns 4 anos sem deixar cair o ritmo. O elíptico nem conhecia mas, para evitar qualquer impacto, nada de esteira. Por isso a escolha do novo aparelho.

Mas a curtição mesmo é o pedal. Por enquanto procuro pegar minha magrela pelo menos em um dia do meu fina de semana. E neste domingão, 13 de abril, lá fui eu rodar pelas ruas de Brasíia.

O legal do pedal é que dá para gente rodar muito e passar por vários lugares maneiros, conhecidos e desconhecidos. Eu e Aline não refugamos e acordamos cedo para encarar a bela manhã de sol. O percurso foi meio planejado mas, no meio do pedal, resolvemos encarar novas paragens

Percurso - Nosa saída foi no final da Eixão Sul, a larga avenida de 6 faixas do Plano Piloto de Brasília que corta todo o bairro da Asa Sul. O objetivo: fazer o "avião", ou seja, sair do final do Eixão sul, descer até a Praça dos 3 Poderes, subir de volta e pegar o Eixão Norte até o final delee depois voltar e ir até a Catedral Rainha da Paz, No Eixo Monumantal, para depois voltar para o final do Eixão sul e daí para o nosso ponto de largada. Já fizemos este percurso uma vez e deu um total de 42 Km de pedal.

E lá fomos nós, curtindo a paisagem e deixando o sol da manhã nos embalar. De cara pegamos a disfarçada subida do Eixão Sul até o centro da cidade, no Setor Bancário Sul. Nada demais para nosso início de pedal. 

Chegando à rodoviária, viramos para descer até a Praça dos 3 Poderes. E neste ponto passamos por pontos famosos da cidade, já narrados em muitas das minhas corridas: Museu Nacional, Catedral, Esplanada dos Ministérios, Palácio do Itamarati, Congresso Nacional, Praça dos 3 Poderes (com o Palácio do STF, da Alvorada, Panteão da Inconfidência, Monumento aos Candangos, entre outros), Palácio da Justiça eTeatro Nacional.

No Eixão Norte, hora de encontrar todas as tribos do esporte curtindo a manhã de domingo. Galera do pedal, corredores, caminhantes, famílias com crianças, tribo do Skat. Este lado da avenida atrai mais gente por ter mais pontos para hidratação, com carrinhos vendendo água de coco.

E aqui um encontro maneiro. Nosso amigo Tiãzinho, maratonista dos mais fortes, fazendo seu longão preparatório para a Maratona de Brasília, que acontece no dia 4 de maio. Este era o dia do longão de 33K, mas Tião acabou correndo 36, conforme postou depois em seu facebook.

Deixamos Tião fazer o seu longão e rumamos para fechar o "avião". Subimos o Eixão Norte e pegamos novamente o Eixo Monumental, desta vez sentido Catedral Rainha da Paz. Aqui, subidas fortes e mais pontos turísticos: Torre de TV, Planetário, Estádio Nacional, Ginásio de Esportes, Palácio do Buriti, Memorial JK e a Catedral. Eu segui até um pouco depois do último monumento e Aline virou ali. Mas aí veio a surpresa do percurso. Entramos pela ciclovia do Sudoeste/Cruzeiro, outros dois bairros do Plano Piloto, para conhecer e nos surpreendemos com a boa infra-estrutura e tamanho. Fomos por ela até o Parque da Cidade, onde entramos na pista interna e pedalamos até o Quiosque do Atleta para retornarmos ao Eixo Monumental.

Daí, caminho e volta até o Eixão Sul, indo até o final do mesmo e depois voltando, para terminar, para o ponto da largada, onde deixamos o carro. Ainda andamos cerca de 1K para cima e voltamso mais 1K paradar 50 Km certinho.

Fim de pedal, alongamento e a satisfação e certeza que fizemos bem em acordar cedo e partir para o pedal.

Maio, estou de volta, se Deus quiser e ele quer, para a corrida. Mas alternando com o pedal. Vou treinar junto com Aline, que vai fazer sua primeira Maratona e julho, no Rio de Janeiro.

Boas passadas e bom pedal!

Nenhum comentário: