quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MEIA MARATONA DO RJ - UMA PROVA ESPECIAL

Subida da Niemayer, ponto inicial da Meia Maratona do RJ
E aí, Corredor?!

Neste domingo, dia 30 de agosto, acontece a 19ª edição da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, uma das mais tradicionais e com um dos mais belos circuitos das meias maratonas do mundo, me arrisco a dizer.

A prova passa pelo maior símbolo da cidade do Rio, a orla carioca, começando na Praia de São Conrado e terminando no Aterro do Flamengo. No caminho, as praias da Leblon, Ipanema e Copacabana - passando pelo Morro Dois Irmãos, Forte de Copacabana, Copacabana Palace, Praia de Botafogo, entre outras tantas belezas cariocas.

Além do belo visual, o percurso reserva alguns desafios. A maior subida da prova aparece logo no início, quando nem dá para correr direito, dependendo de onde você largar. Com cerca de 2k de extensão, a subida inicial da Avenida Niemayer merece atenção, muito mais pela nossa ansiedade de querer passar pelos outros corredores - são cerca de 25 mil participantes na prova.

Acredito, na verdade, que o maior desafio, além de não se perder admirando o belo visual, está na chegada, que traz um desafio mais psicológico que físico. É que na chegada a gente passa pelo local da concentração final e corre cerca de 2,5k para depois voltar uns 2k para aí sim cruzar a linha de chegada. ou seja, passamos pelo burburinho da chegada mas não chegamos, precisando correr ainda mais uns 5k para terminarmos a prova.

Conheço muito bem esta prova. Participei da prova em 2008 e, desde então, tenho corrido na cidade maravilhosa uma ou mais vezes, seja na Meia Maratona ou na Maratona. Este ano, por conta de alguns problemas, não vou poder participar. Mas, para quem gosta, correr lá é realmente mágico e participar pelo menos uma vez, para nós brasileiros, é obrigatório. 

Este ano, um dos problemas da prova, o horário da largada, sempre às 9h, foi finalmente alterado. Tudo bem, serão apenas 15 minutos a menos, largando às 8h45, mas que farão uma grande diferença já que esta programado um domingo ensolarado e quente. Com a umidade excessiva, o calor vira um grande inimigo e quanto mais cedo puder ser a largada melhor.

Aos que vão correr, preparem-se para se deliciar e curtir a incrível prova carioca.

Boas passadas?!


2 comentários:

ivana. disse...

Esta prova é especial !

Caique (Carlos Henrique) disse...

Também acho, Ivana!!!!!