quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

TRACK & FIELD RUN SERIES

                                   E aí, corredor?!

Falar de corrida de rua em Brasília e não falar da Track & Field Run Series é algo impossível. Antes da prova, é claro, já existiam diversas corridas consolidadas na cidade como a Corrida do Fogo, Corrida de Reis, Corrida das Pontes, entre outras tantas que perderia linhas e linhas deste post citando. Mas a corrida promovida pela loja de material esportivo revolucionou o mercado brasiliense, na minha singela opinião. 

A competição nasceu em 2004 com a primeira prova disputada em São Paulo. Em 2006 aportou em Brasília, com apenas uma etapa mas o sucesso foi tão grande que já no ano seguinte aumentou para dois o número de etapas, o que se repetiu em 2008. Ainda acontece em outras 8 cidades.

Em Brasília, a organização utiliza um circuito extremamente difícil, caracterizado basicamente por subidas e descidas fortes e poucos ou nenhum terreno plano. A saída sempre acontece no estacionamento do shopping onde a Track & Field tem sua primeira loja aberta na cidade. 

As subidas utilizadas, já tradicionais por que são os trechos que sempre se repetem nas etapas, são bastante íngremes e cansativas. Desde a primeira prova são realizadas provas de 5 ou 10k, sendo que quem faz os 10k tem que dar duas voltas pelo mesmo circuito, ou seja, pegar as subidas e descidas duas vezes.

O maior diferencial da Track & Field Run Series para mim, no entanto, além do complicado e desafiante circuito, é a qualidade do kit de corrida distribuído as participantes, bem como a reposição no final da prova. No kit temos uma camisa alusiva a etapa confeccionada em poliamida, tecido altamente recomendável para a prática da corrida. Além disso ainda tem boné, que nem sempre vem nos kits de outras corridas e algum brinde diferente. Os corredores ganham também uma bisnaga de gel de carboidrato para utilização na prova e no final a reposição conta com muitas frutas, água a vontade, presente também no circuito, e bebida isotônica.

Até então, em Brasília, não tinha corrido uma prova com essa qualidade de organização, que atende todos os desejos dos corredores, ou seja, um camisa de corrida que você pode utilizar depois por muito tempo e que não agride seu corpo, água à vontade, isotônico, gel. Somos completamente atendidos. Tudo bem que pagamos para isso, mas só a camisa vale mais que a inscrição. 

Depois da Track & Field Run Series outras provas já consagradas fora de Brasília começaram a aparecer por aqui nos anos seguintes: Ayrton Senna Racing Day, Revezamento Pão de Açúcar (que trouxe em 2006 uma prova de 5 e 10k que não aconteceu nos anos seguintes), Eco Run e, para 2009, Circuito das Estações Adidas, Fila Night Run e 10 Milhas Mizuno.

Além disso, a qualidade do material entregue nos kits de outras provas já tradicionais sofreu uma pequena melhora, que ainda está aquém da Track & Field, mas, pelo preço menor cobrado nas inscrições, está condizente, apesar de eu achar que pode melhorar.

A corrida também revelou às academias da cidade a possibilidade de treinamento de grupos de corrida para participação nas provas. Já na primeira etapa muitas compareceram com seus staffs e nos anos seguintes este número só aumentou.

Em 2009 o calendário ainda não foi aberto. Esperam-se novamente duas etapas e eu, corredor como sou e apaixonado por esta prava (participei de todas as etapas em Brasília) estarei lá me divertindo com meus saudáveis amigos corredores.

Nenhum comentário: