segunda-feira, 31 de maio de 2010

VOLTA DO LAGO CAIXA 2010 - SUPERAÇÃO E UNIÃO

E aí, corredor?!

A Volta do Lago Caixa é muito mais que uma corrida de aventura, superação, força, resistência física e psicológica, preparo, estratégia, determinação. 

A Volta do Lago Caixa é, principalmente, uma corrida de equipe, onde cada um dos integrantes tem importância fundamental no desempenho de todos, seja ajudando no staff durante a prova, gritando palavras de incentivo, dirigindo o carro, esperando a gente com sorriso e a hidratação quando completamos nosso percurso.

A equipe é a peça fundamental da estratégia desenhada para corrida. Se falta água num ponto em que estamos correndo, já deixa todo o nosso psicológico "detonado". Se não encontramos ninguém no percurso por um longo tempo, a gente fica se sentindo abandonado. Sentimentos, juntamente com outros, que só quem corre a prova pode entender.

Às 6h15 da manhã, como nos outros anos, tudo começou, e em um ritmo frenético. O trecho, inicialmente de 9,4k, teve sua distância encurtada pela organização e sem prévio aviso, uma vez que participei do congresso técnico  e nada foi dito no dia. Uma falha da organização. 

Mas a galera não teve tempo de se lamentar e, quando achavam que tinham que se poupar por que o trecho era grande ,se depararam com o posto de transição. Na nossa equipe, Edna foi a guerreira que enfrentou o friozinho correndo o primeiro trecho. 

Depois da Edna foi a vez da Lineke correr vendo o sol nascer às margens do Lago Paranoá. Dizem que esta é uma cena única da prova, de grande beleza. E, ao contrário do ano passado, não foi registrado nenhum problema com a segurança, já que em 2009 alguns atletas reclamaram que foram assaltados. 

Neste trecho, uma nota triste. Como a aglomeração das equipes é muito grande, fica uma verdadeira "muvuca" na pista e não existe uma separação de cones para segurança, que é feita por ciclistas. Daí que um destes ciclistas mais ousado acabou sendo atropelado por um veículo. Só vi a bike detonada no chão e ela não estava muito legal não. Tomara que ele esteja bem.

Lineke foi até o Centro Olímpico da Universidade de Brasília em um trecho de 7k que tinha uma parte de trilha e entregou lá o chip para a nossa capitã Thaís. Isso mesmo, a nossa estratégia foi deixar as mulheres correrem os primeiros trechos, com o clima mais ameno, e deu certo, já que nosso desempenho no final foi muito bom.

Thaís correu pela L4 norte, trecho de asfalto, até a Câmara Legislativa, percurso de 6,8k, onde entregou o chip para o primeiro homem a correr da equipe, o Gabriel. neste percurso ano passado nos perdermos, assim como outras equipes, mas este ano deu tudo certo. Sem surpresas, Gabriel entregou o chip para o Cássio. 

Tivemos aqui uma preocupação, por que Gabriel chegou reclamando de dores na coxa e estava mancando. Mas tudo não passou de um susto  e ele conseguiu fazer seu segundo trecho mais tarde. 

Cássio rasgou os 9,7k do Lago Norte até o Clube do Congresso, em um trecho basicamente de asfalto com uma pequena trilha na chegada. O Garotinho (apelido que dei para o Cássio por que em todo treinamento ele me chama assim) correu feito um louco, mantendo o ritmo da equipe, que veio sempre abaixo do estipulado na planilha do nosso treinador. Lá foi a vez do Walter assumir.

O grande lance deste trecho é que o Walter correu junto com o Ailton,  amigo da Equipe X que é cego. Nossa equipe foi escolhida pelo Nirley, o treinador, para levar o Ailton pelos 100k da Volta do Lago e ele correu os dois trechos junto com o Walter como se fosse o pacer dele. Uma experiência que nos dignificou. Era algo emocionante vê-los chegar aos pontos de transição. 

E eles fizeram de maneira excelente os 8,4k do Clube do Congresso até o Deck Norte, local da troca, entregando o chip para o Rafael, que correu até o Piscinão do Lago Norte. 

A esta altura as coisas começavam a se complicar e as equipes a se distanciar umas das outras. Já estávamos correndo a mais de 4 horas e os trechos mais complicados estavam se iniciando. Complicados não tanto pela dificuldade do circuito, já que todos tem seu grau de complexidade, mas por causa do horário, quando o sol quente e a baixa umidade começam a fazer efeito em quem corre. 

Mas Rafa fez bem os 8,3k de boas descidas e constantes subidas de asfalto, mantendo o ritmo da equipe. Daí foi a minha vez de fazer meu primeiro trecho. Foram 7,6k no asfalto os quais eu fui previamente preparado psicologicamente para enfrentar pelas dicas do Gabriel, que fez o mesmo ano passado.  O trecho tem algumas descidas, poucas partes planas, e uma subida, meus amigos, de dar dó. Grande, constante, intensa. O calor vai ficando forte a cada passada e o bafo quente do asfalto cansa. Fora isso, não tem um acostamento muito largo, o que preocupa na hora da gente ultrapassar algum corredor ou uma bike, que insistia em não sair da frente.

No percurso, adotei a estratégia equivocada e comecei forte aí, quando peguei a subida, estava cansado. Mas mantive o ritmo das passadas e consegui entregar o chip para o Gabriel fazer seu segundo trecho.

O visual mais bonito da corrida toda está neste trecho do Gabriel, da Barragem do Paranoá, onde a gente tem uma bela vista do Lago. Mas para quem corre isso passa desapercebido, por que nele temos uma subida muito grande e ainda uma trilha irregular, só que numa gratificante descida que vem logo depois do subidão. Distância: 6k feitos no asfalto e em uma trilha.

E lá foi o Garotinho Cássio para o seu último trecho. Mais 7,5k que, além da boa subida da Ermida Dom Bosco até a pista principal do Lago Sul, tem uma trilha grande onde o atleta fica um bom tempo sem hidratação. Segundo nosso guerreiro, o trecho é muito irregular e a gente fica com receio de ter uma entorse ou mesmo cair.

Mas o garotinho não decepcionou e fez o trecho com um tempo excelente, entregando o chip para o Walter e o Ailton correrem em trecho todo no asfalto até a QL 16 do Lago Sul. Walter correu forte e Ailton manteve sua pegada. Apesar da deficiência, ele não deixou a desejar e seguiu bem pelos 8k do circuito.

Depois foi novamente a vez da nossa capitã fazer seu segundo e último trecho, 3,1k até o Pontão do Lago Sul que ela fez num tiro fantástico. Eu, que seria o próximo a receber, tive que ficar atento por que Thaís foi rápida demais e eu tinha que estar lá para receber o chip antes que ela chegasse, é claro. 

E lá fui eu para o meu segundo trecho. Nisso já era por volta da 1h da tarde. O sol forte e a umidade baixa eram os grandes inimigos. E eu sabia que teria que enfrentar pelo menos duas subidas fortes, a da tesourinha que dá acesso à L4 sul e no final, já na L4, até chegar na altura da Faculdade Euroamericana. Então, ao contrário do primeiro trecho, resolvi fazer um ritmo inicial mais tranquilo, acima dos 5min/km, para ir me condicionando e aumentando no decorrer do caminho.

Foi assim que consegui fazer o percurso, de 8k, melhor do que o primeiro. Corri em um ritmo constante e, mesmo nas subidas, consegui não diminuir  das passadas. Foi assim que cheguei no ponto de transição com 2min a menos que o previsto na planilha, o que deixou me extremamente satisfeito. Isso tudo sem muito estresse.

Rafael era o responsável por terminar a prova para gente. Isso, por volta das 14h. E o Cássio foi junto, servindo de pacer. Uma ajuda que se revelou fundamental, por que o Eixão Sul é uma paisagem desoladora para o corredor extenuado e no fim de prova. Vazio, sem nenhum atrativo visual, com uma boa subida. E o sol castigando, junto com a baixa umidade, que desde o início e mais fortemente a partir da 10h nos acompanhava.

Quando faltava cerca de 500 metros fui também ajudar o Rafa. E o guerreiro estava forte, valente, cansado mais com um ritmo bom. Quando ele viu a equipe esperando e o pórtico da chegada deu seu sprint final, com todo a equipe junta, para terminarmos bonito a prova. Tempo recorde para nossa equipe de 8h32 minutos e muita comemoração. Eles foram tão rápidos que a galera que fez o staff deles no circuito acabou chegando depois. 

Assim terminou os 100k da Volta do Lago 2010, com um misto de emoção, realização, comoção, vibração total e muita alegria. Tínhamos mais que cumprido a nossa meta de superar o tempo do ano passado e ainda pudemos proporcionar ao Ailton a realização de participar da prova, realização que com certeza foi bem maior para nós da equipe e principalmente para o Walter que correu com ele.

E o mais incrível foi que a grande participação da Equipe X - contamos com uma dupla masculina, 2 quartetos (1 feminino e 1 masculino),  1 sexteto e 10 octetos ajudou muito por que, mesmo em equipes diferentes, a galera se ajudou com água, fotos e palavras de incentivo. Foi fantástico ver que a nossa Equipe X realmente não se resumiu aos 8 com quem corri, mas a todos 96 amigos que deram força a cada trecho. 

Saí de casa determinado a fazer desta a minha última Volta do Lago e acabei a prova querendo fazer outra ainda este ano. Muito louco isso. E que venham mais e mais revezamentos para curtir com a nossa Equipe X, amigos incríveis conquistados com a corrida.

Boas passadas.

7 comentários:

Alessandra disse...

Parabéns para todos q participaram e principalmente para o corredor com dificuldades visuais!!!!!Cadê as fotos?

Unknown disse...

E aí, corredora?!

Pois é. Tenho que postar as fotos sim. Mas é que eu não levei máquina desta vez e estou esperando as fotos que a equipe tirou. Pode deixar que assim que tiver vou publicar.

E vc, não foi?

Unknown disse...

Oi Caique,
Fiz pela primeira vez a Volta ao Lago e é realmente extasiante! Além da superação dos 2 trechos, o que não é fácil, melhor correr de uma tacada só, tem a questão da solidariedade da equipe....com certeza novos amigos são feitos!
Parabéns pelo incentivo ao corredor deficiente visual, maravilhoso isto!
Em tempo, vcs são uma assessoria esportiva, a equipe X?
Abraço, Karla.

Unknown disse...

E aí, corredora Karla?!

Realmente, participar de uma corrida como a Volta do Lago é uma experiência única mesmo, totalmente diferente de uma prova de revezamento menor. A equipe tem que estar muito sintonizada para não haver erros.

Então, com relação a Equipe X, temos sim uma assessoria esportiva específica para corridas. Nós treinamos no Estacionamento 10 do Parque da Cidade (do laguinho) às segundas e quartas (19h a 20h30) e terças e quintas (7h a 8h30 e 19h30 a 21h). O horário que treino é o de terça a noite.

Se quiser mais informações, me email é caique.br@gmail.com.

Boas passadas.

Alessandra disse...

Caíque, A Volta do Lago é para os grandes!!!..rrss

Marquinhos Benon disse...

KD AS FOTOS! KD AS FOTOS! PROCURO POR TODO LUGAR E NÃO ENCONTRO FOTOS DO EVENTO!

Unknown disse...

Fala corredores?!

Primeiro, Alessandra, realmente reconheço: a Volta do Lago é para os grandes. Mas os mais ou menos grandes podem chegar lá também e daí tomar gosto pela corrida. Tudo com a ajuda dos grandes. rsrs

Marquinhos, a galera da equipe tirou muita foto e eu estou fazendo uma triagem por que o blog não comporta tanta foto assim. Devo estar postando amanhã.

Valeu galera e boas passadas.