domingo, 23 de maio de 2010

BRASKEM ECO RUN BRASÍLIA 2010 - EU FUI !

E aí, corredor?!

Jardim Botânico de Brasília, 8h da manhã. A hora que eu cheguei para fazer a prova de 2010 da BRASKEM ECO RUN. Como já mencionei, pela primeira vez aqui na capital federal, a prova foi realizada em um ambiente que tem tudo a ver com o propósito da corrida, conforme divulgado pelos organizadores: criar um grupo de pessoas conscientes em relação aos impactos da degradação da natureza, buscar, com este grupo, propagar a necessidade de defendermos a sustentabilidade do planeta, com ações que visem este propósito.

E por que o ambiente do Jardim Botânico tem tudo a ver com esta causa? Simplesmente por que é um parque natural, uma reserva de preservação do cerrado, uma das poucas de Brasília ainda intacta. E a corrida lá, com a gente dando nossas passadas em uma trilha, pista de terra mesmo, com a poeira levantando na largada, teve tudo a ver.

Corri 5 km, tudo por que a nossa Equipe, cada vez mais famosa (rsrsrs), tinha uma gravação de reportagem para o SBT também hoje e, fazendo 5k, teria tempo para pegar a gravação. E mesmo assim foi BOM DEMAIS !!!!

Os 5k foram totalmente realizados em trilha. Depois de 5min da largada dos 10k, lá fomos nós conhecer este percurso novo, nunca explorado por uma organizadora de corridas de rua. O circuito começa em um terreno basicamente plano, para depois fazermos uma longa subida e terminarmos em uma deliciosa descida. Como é bom terminar uma prova descendo. Chega de terminar com subidas. Maravilha!

Cheguei às 8h, como mencionei. O estacionamento estava difícil, tudo justificável já que o parque é pequeno e não oferece infra-estrutura para abrigar carros de mais de 3 mil pessoas, até por que o local onde iríamos correr certamente ficaria ocupado por estes carros. 

Depois, uma caminhada de 1 km até o local da retirada do chip e da largada, tudo antecipadamente avisado pela organização da prova. Desci, com Gislene e Tião, conversando e já curtindo este pré-aquecimento forçado.

Chip na mão e foi só esperar a largada. E a ansiedade por correr num circuito tão diferente me "pilhou". Fiquei maluco para que tudo começasse logo, ansiedade terminada quando comecei a dar minhas passadas.

Foi muito bom, galera. A prova tem que ser sempre lá e o Jardim Botânico vai ser um local para ser mais explorado por minhas corridas. Comecei a prova forçando, engolindo poeira e, ainda inteirão, vi a placa indicando que já tinha corrido 3k. Caramba! Com toda a energia que ainda tinha, mesmo tendo enfrentado uma boa subida, resolvi forçar mais ainda e lá fui eu, gostando de tudo o que estava vendo e o que estava acontecendo.

As partes de areia fofa, muito poucas durante o percurso mas que exigiam um cuidado a mais, deram uma melhor arrancada no final. E terminar a prova descendo foi muito bom. O que podia querer mais: correndo em um ambiente agradabilíssimo, cheio de verde e com tudo ao meu favor.

Para os 5k, mesmo sendo um percurso curto, água em 2 pontos diferentes,  à vontade. A galera dos 5k não atrapalhou a galera dos 10k por que o circuito era completamente diferente. Foi algo bem pensado e tudo, ao meu ver, valeu muito à pena. Mesmo tendo que voltar para pegar o carro subindo o 1k à pé, e correndo já que tinha outro compromisso com a Equipe X.

Corrida nota 10, a melhor até agora este ano. Valeu super à pena e ano que vem estarei lá de novo. Pena que não tem mais nenhuma no local.

Depois falo dos 8k que fiz para a reportagem, levando nosso amigo corredor, Ailton, um corredor cego, para fazer um trecho da Volta do Lago, corrida do próximo domingo.

Ah! Meu tempo: bati de novo na casa dos 23min. Agora só tenho feito 5k assim. Hoje fiz em 23min31. Gostei.

Boas passadas.

Nenhum comentário: