segunda-feira, 24 de maio de 2010

VOLTA DO LAGO CAIXA 2010

E aí, corredor?!

Domingo que vem, dia 30 de maio, acontece a 7ª edição da maior e mais tradicional prova de revezamento de Brasília, a Volta do Lago Caixa. São 100 km divididos em 13 diferentes percursos que podem ser disputados individualmente ou por equipes (dupla, quarteto, sexteto ou octeto).

A Volta do Lago se caracteriza por ser uma prova de resistência e cujo percurso contorna o Lago Paranoá, um dos principais cartões postais de Brasília, que foi criado quando da criação da cidade para amenizar um pouco os efeitos da secura no clima. 


O Lago Paranoá tem 48 km quadrados de extensão e 38 metros de profundidade máxima. Suas águas são despoluídas e próprias para banho em sua maior parte. É muito utilizado para lazer, tanto é assim que Brasília, mesmo sendo distante pelo menos 1000 km do mar, tem atualmente a 4ª maior frota de barcos do país.

A Volta do Lago é uma ultramaratona com um percurso bem complicado e técnico por conta da distância de 100 km e dos vários terrenos por onde os atletas passam. Grandes subidas, descidas, curvas, trilhas fazem do percurso algo extremamente complicado, isso sem contar o tempo de duração da prova, de 10 horas, começando às 6h da manhã. Mas é por isso também que mais e mais equipes tem participado do evento, e a prova está no calendário nacional de ultramaratonas junto com a Volta da Ilha, que acontece em Florianópolis, por exemplo.

O percurso tem início e fim no Eixão Sul, grande avenida de Brasília, na altura do prédio da Caixa. Ele é divido em 14 Pontos de transição, espalhados pelos 100k da prova, onde as equipes fazem o revezamento. A maior distância de um circuito é de 9,5 km e a menor, uma trilha, é de 3,5 km.


Sempre tendo como referência o Lago, o percurso cruza as paisagens mais bonitas da cidade, como por exemplo a Ermida Dom Bosco, local onde se tem um belo visual do Lago Paranoá e fica de frente para o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República. Ainda temos a Esplanada dos Ministérios, em um trecho com vários dos conhecidos monumentos da cidade (Catedral, Ministérios, Congresso Nacional, Palácios do Planalto, da Justiça, do Itamarati; ainda temos a Praça dos 3 Poderes, entre outros monumentos).

O percurso passa ainda pelos bairros mais nobres da cidade, o Lago Sul e o Lago Norte; Barragem do Paranoá; pontes JK, Costa e Silva, Das Garças e do Bragueto. Enfim, são muitos lugares para distração dos atletas e acompanhantes.

Os percursos mais complicados são o trecho entre a Assembléia Legislativa e o Parque do Lago Norte, 4k de uma trilha que não é tão bem sinalizada e onde muita gente se perde; depois a pista que liga os Lagos Norte e Sul e passa pelo Varjão e Paranoá. O primeiro trecho, do shopping Deck Norte no Lago Norte até o Piscinão do Lago Norte, é caracterizado por uma grande descida no início de depois grandes subidas e descidas. E depois, do Piscinão ao Paranoá, só subida e curva.

Logo depois vem a subida da Barragem do Paranoá até a Ermida do Bosco. Apesar de ser uma subida relativamente pequena, ela é bastante íngreme e nem todo mundo consegue subir correndo o percurso.

Na verdade, o que pega mesmo nestes trechos é o horário que corremos, de 10h às 13h num calor infernal e com a secura batendo forte. 

É uma prova de força, resistência tanto física como psicológica, em que as equipes precisam de muita sintonia e união. Afinal, fora o staff presente na largada e outro em uma parte do percurso, no resto quem tem  que cuidar da reposição alimentar e hidratação, bem como do transporte, é a própria equipe, o que torna imprescindível um bom entrosamento entre os integrantes da equipe. Se um falhar, compromete toda a estratégia.

E por isso tudo completar os 100k é uma conquista bem pessoal e que nos enche de orgulho.

Você vai nessa? Eu vou ! Estarei lá pelo 3º ano seguido correndo com a Equipe X. E, é claro, postando esta experiência neste nosso blog. Aguarde!


Se você quiser um "aperitivo" de como é correr a Volta do Lago, leia o post que fiz do ano passado (Volta do Lago Caixa 2009 - A Prova) relatando o nosso domingo de corrida.


Mais informações sobre o evento no site http://www.voltadolagocaixa.com.br/.

Boas passadas.

Nenhum comentário: