segunda-feira, 22 de junho de 2009

VOLTA DO LAGO CAIXA 2009 - A PROVA

E aí, corredor?!

Ontem, dia 21 de junho, foi o dia em que provavelmente nos encontramos para correr uma das provas mais difíceis e, talvez por isso mesmo, atraentes de Brasília, a Volta do Lago Caixa, uma ultramaratona de revezamento com distância total de 100k que margeia o Lago Paranoá, um dos cartões postais da cidade. 

Participei da prova em uma equipe com 8 atletas, 5 homens e 3 mulheres, como manda o regulamento da prova. Na verdade, praticamente repeti a equipe do ano passado, quando estreei na competição.

O início, no eixão sul, foi às 6h15 da manhã. Um friozinho pequeno cortava a madrugada de domingo, contrastando com o calor vindo dos atletas que iriam largar. Ainda era noite e à medida que a corrida se desenvolvia o sol ia saindo. O clima já estava bem seco logo pela manhã, já mostrando a dificuldade que iria ser durante as horas mais quentes. 

O primeiro trecho, de 9,4k, caracteriza-se por ser todo no asfalto, basicamente feito em descida, o que tem seu lado positivo, pois ajuda na velocidade, mas se o atleta não souber usar bem esta vantagem, pode se prejudicar, já que o impacto é maior. Este trecho para a nossa equipe foi feito pelo Walter.

Edna pegou o chip e saiu rasgando asfalto para enfrentar a segunda etapa, que ia da Concha até o Centro Olímpico da Universidade de Brasília. O trecho, de 7k, caracteriza-se por ser plano com algumas ondulações (aí é que pega). Depois foi Marina, que largou do CO até o estacionamento da Câmara legislativa, trecho de 6,8k, que tem todas as variações possíveis de percurso, com descida, uma parte plana e subida, sendo todo em asfalto.

O primeiro trecho feito na terra foi pego por Thais, que saiu da Câmara Legislativa e seguiu até o parque do Lago Norte. A maior dificuldade do trecho, de 4k, além do terreno ondulado, é a falta de orientação do percurso, o que fez nossa atleta e outros perderem cerca de 5 minutos por conta de um erro de direção. Mas nada que tirasse o brilho da nossa guerreira, que forçou mais o ritmo para entregar para o Rafael o chip com um bom tempo.

Rafael, que marcava sua estréia na Volta do Lago, pegou logo o trecho mais longo, de 9,7k, que ia do parque do Lago Norte até o Parque das Garças, no final do Lago Norte. Trecho que tem uma pequena subida e depois, basicamente, uma descida. E o sol começava a "comer o coro".

Lá foi a vez do Mike voltar para o início do Lago Norte, no estacionamento do Deck Norte, em um trecho que tem uma subida leve, mas constante. São 8,4k de passadas. E até aqui, as equipes ainda estão bem juntas. No Deck foi a minha vez de correr. Fui até o Piscinão do Lago Norte, em um trecho de 8,3k caracterizado por fortes ondulações.

No Piscinão foi a vez do Gabriel levar o Chip, no trecho que, pela nossa definição (valeu, Mike!), é o "divisor de águas" da prova. Nele as equipes começam a se distanciar, por que seus 7,6k são feitos de grandes subidas e descidas nem tão generosas assim. Gabriel chegou exausto, mas cumpriu sua meta e superou o tempo previsto, entregando o chip novamente para o Mike na entrada do bairro do Paranoá.

Mike foi até a Ermida Dom Bosco, ponto turístico que tem um fantástico visual do Lago e da cidade. O trecho tem uma forte descida no início, depois uma longa subida, cross country e até descida forte de escada no final. São 6k intensos. Na Ermida foi a vez do Walter fazer seu segundo trecho, indo até a Ponte JK. O circuito tem início com uma subida forte, depois terrenos planos e de pequenas subidas e descidas e um cross country no final. Trecho de 7,5k.

E lá fui eu mais uma vez em debalada para fazer o trecho considerado um dos mais difíceis pela organização, de subidas constantes e poucas descidas. Mais 8k, o mais difícil circuito que fiz até hoje. O sol "rasgando", o cansaço físico do dia anterior e do trecho já corrido no dia, começaram a me derrotar psicologicamente. Senti dores que não havia nunca sentido durante uma prova e acabei não fazendo um tempo bom. Engraçado é que na Volta do Lago do ano passado fiz este trecho e não tinha achado tão difícil assim, mas desta vez perdi para mim mesmo. Mas cumpri a meta e entreguei o chip para Thais, que saiu para ir, em trecho de 3,1k, até o Pontão. Apesar de curto, temos aqui uma subida forte no início e terreno plano depois. Apelidamos de "trecho maldito", por que, assim como ano passado, este ano também quase tomamos uma punição. Mas desta vez o fiscal estava completamente errado (o grande "mané" que acabou prejudicando a nossa corrida). 

Mike fez mais um percurso, e saiu do Pontão para o final da L4 sul, em trecho de variações intensas, com subidas e descidas desgastantes principalmente por ser no final da prova. O guerreiro Mike fez muito bem o percurso, de 8k, com muita garra. E Edna fechou a nossa brilhante participação correndo os último 6,2k de subida constante e fechando a nossa prova.

Festa no final, alegria total por tem completando e bem a prova, mesmo estando todos doloridos, cansados, acabados mesmo. Uma prova para guardar na memória.

Valeu, Equipe X - Devoradores de Asfalto ! ! !  Vocês arrebentaram e deram um verdadeiro show!

Valeu a todos os corredores da Equipe X pela excelente prova. E para todas as equipes que fizeram uma festa diferente a cada PI de troca.

Uma prova de grande superação de todos nós. Parabéns!

P.S.: Até o fechamento do post ainda não havia sido publicado o resultado final da prova. Nossa equipe concorre na categoria Economiários e Geral.

Boas passadas.

4 comentários:

Marcelo disse...

Valeu, Caíque! Sou o Marcelo da Equipe X - Professor Nirley. Quem me indicou seu blog foram o Paulo Henrique e a Eliana. Considerei a Volta do Lago 2009 a melhor corrida de revezamento da qual participei (11ª). Estreiei na do ano passado, mas a desse ano superou minhas expectativas. Contribuiu muito para isso a união entre os corredores e o espírito esportivo dos atletas e equipes de apoio, todos cooperando entre si. Exceto pela falta de sinalização em alguns trechos, achei a prova excelente! Acabei correndo 2km a mais, totalizando 20 km... Parabéns pelo blog! (twitter.com/mastercelo)

Unknown disse...

E aí, corredor Marcelo?!
Pois é. A Volta do Lago 2009 foi uma prova de total superação. Muito difícil e que exigiu de cada um da nossa Equipe X. Valeu pelo comentário e parabéns pelos 20k. Eu corri pouco mais de 16k e já fiquei feliz. E o Blog com matérias de corridas.

Marina disse...

Caique Coelho...
Valeu pelo texto! Ficou 10!!!
A nossa equipe é realmente demais!
Marina

Unknown disse...

Aí, Marininha
Obrigado pelo elogio. Foi fácil escrever por que estava lá, e com esta equipe mais que 10. Todo mundo fez o máximo em todas as etapas e foi realmente sensacional. Olha, não desiste das corridas não. Não fica pensando em quebrar tempo não. Corre por prazer e pronto que aí você vai ver os resultados aparecendo. Afinal temos que correr ano que vem a 7ª edição e será muito difícil em fazer isso se não for com essa equipe.
E continua acompanhando o Blog que é pra gente.