sexta-feira, 5 de junho de 2009

PODERIA SER UM DE NÓS

E aí, corredor?!

Hoje queria fazer uma singela homenagem a uma colega que já tive orgulho de correr junto, em um longão feito pela Equipe X. Margaret Cullurá, corredora das mais incríveis, que já não me surpreende mais com estas conquistas como a descrita na revista Contra o Relógio.

Pois bem, Margaret, pelo terceiro ano consecutivo, concluiu os 89k da Ultramaratona de Comrades, na África do Sul, uma das mais difíceis do mundo. A prova foi realizada no final de maio e reuniu mais de dez mil malucos por corrida, de vários países, com largada na cidade de Pietermaritzburg e término em Durban.

O Brasil estava representado na prova por 36 atletas, sendo apenas 8 mulheres, e dentre elas estava lá, novamente, Margaret Cullurá, que fez o percurso em incríveis 11h30min.

A Comrades Marathon é uma das mais importantes ultramaratonas do mundo. Teve sua primeira edição no dia 24 de maio de 1921, com apenas 34 corredores inscritos. O atleta deve concluir o percurso em até 12 horas e são 6 tipos de medalhas distribuídas de acordo com o tempo de prova. Existe também a medalha back-to-back que é destinada ao atleta novato que completar a prova em anos consecutivos.

Seu percurso desafiador muda de direção todos os anos, por isso a prova é identificada como down run e up run. Nos anos ímpares a Comrades é “em descida” com 89km, nos anos pares a distância é encurtada para 87km, no sentido inverso.
O percurso é conhecido como "The Big Five", uma alusão a os 5 mais respeitados aniais africanos - Leão, Guepardo, Búfalo, Rinoceronte e Elefante - e por ter 5 grandes elevações: Polly Shortts, Inchanga, Botha’s Hill, Fields Hill e Cowie’s Hill. 

Por tudo isso é realmente um grande orgulho conhecer e, principalmente, já ter corrido ao lado de Margaret aqui em Brasília. Tenho certeza que este é o sentimento de todos os meus amigos e dos amigos dos outros 35 corredores brasileiros. A dificuldade no treinamento, o tempo de dedicação, a determinação, os desafios nada fáceis de se comprometer com vocês mesmo fazem desde feito algo que devemos realmente enaltecer. 

E por que não intitular o post copiando o nome dado pelo amigo que me enviou a mensagem pelo e-mail ? "Poderia ser um de nós". Fica mais claro quando percebemos que uma pessoa tão próxima conseguiu, dando-nos coragem para tentar fazer mais, tentar mais, buscar mais. 

Margaret, a pequena grande guerreira, pequena no tamanho mas grande demais na garra e na determinação, mostrou que podemos, basta querermos e daí buscarmos este ideal que tudo é possível e real. Quando queremos muito algo e vamos atrás dele, nenhuma barreira, nem física, nem econômica, nem psicológica pode atrapalhar nosso objetivo.

Parabéns, Margaret. Grande exemplo. 

Boas passadas (E miremos no exemplo desta mulher. Este feito não é para qualquer um não).

Nenhum comentário: