segunda-feira, 17 de maio de 2010

BRASKEM ECO RUN BRASÍLIA 2010

E aí, corredor?!

Primeiro, um pedido de desculpas pela falta de atualizações no blog. A semana passada foi muito turbulenta para este seu amigo aqui, e realmente não tive tempo nem cabeça para postar nada no E AÍ CORREDOR. Mas, as coisas estão se ajeitando e cá estou eu de volta. Principalmente agora que temos a parceria com o site da FAtDF.

Este final de semana é dia de mais uma BRASKEM ECO RUN em Brasília. E este ano a grande e interessante novidade é que o circuito será disputado no Parque do Jardim Botânico, um local extremamente bucólico, com muitas árvores nativas do cerrado, trilhas interessantes e muito verde, totalmente aderente à proposta dos organizadores da corrida, que é a necessidade de pensarmos na sustentabilidade do planeta, preservando o meio ambiente.

Esta era mais uma corrida que não iria pagar para correr este ano. Mas a mudança do percurso me atraiu e paguei pra ver. Aliás, é a segunda corrida que acontece isso (planejei não pagar para fazer e acabo pagando). A primeira foi a da etapa de outono do Circuito das Estações Adidas, que me atraiu pela bela camiseta. Agora a ECO RUN, pela novidade do percurso.

Já corri no Jardim Botânico, na sua pista interna, que deve ter em torno de 3 km. Muito bom correr lá e depois descansar nas sombras das árvores que lá existem. É um local de preservação da fauna e flora do cerrado. Um espaço ainda não degradado da capital, que tem seu verde, a cada dia, mais e mais retirado por conta do progresso e do crescimento da cidade.

Uma pequena historinha: o Distrito Federal, que tem em Brasília sua principal cidade, foi criado pelos seus fundadores para ter, no ano 2000, cerca de 500 mil habitantes. No último censo, a cidade já se mostrou inchada, e hoje temos mais de 2 milhões de habitantes, uma afluência de pessoas que se intensificou mais a partir da década de 80. Este fluxo cada vez maior de pessoas para a capital criou um crescimento desordenado à cidade, que vem frequentemente suas áreas verdes sendo degradas, retirada a mata para construção de uma invasão, um condomínio de luxo, e tudo sem que as autoridades fizessem nada para impedir.

Um dos locais afetados é justamente o Jardim Botânico. O bairro que tem o mesmo nome já tem grande parte tomado por casas e condomínios. O parque é constantemente ameaçado, não só por invasores, como por grileiros e pela especulação imobiliária. A preservação é difícil. Os animais, que precisam de bastante espaço para sobreviver, ficam ameaçados por conta da diminuição de suas áreas. Outro dia, uma onça foi encontrada em uma casa num condomínio da região. Ela estava no seu habitat e de repente, viu ele ser invadido. 

Daí que uma corrida lá, principalmente a BRASKEM ECO RUN, torna-se uma corrida realmente de conscientização para que a população possa contribuir efetivamente para a preservação do local. E nós corredores temos que dar o exemplo, ajudando de alguma forma nessa causa. Chega de tirar a área verde do local por que os mais afetados somos nós mesmos.

Estou animado para esta corrida. E acho que vai ser muito interessante. Por todos os motivos apontados e para colocar "uma pá de cal" no que conturbou tanto a minha semana que passou.

Boas passadas.

Nenhum comentário: