segunda-feira, 3 de maio de 2010

40ª CORRIDA DO TRABALHADOR - BRASÍLIA/2010

E aí, corredor?!

Sábado, dia 1º de maio, comemora-se o dia do trabalhador e em Brasília este dia é comemorado, entre outras atrações, com uma tradição corrida de rua, com percursos de 5 km e 10 km, distância tradicional das maioria das provas de rua do país.

É, atualmente, uma das corridas mais democráticas de Brasília, isso por que o preço da inscrição é barato em relação às outras provas, R$ 15,00, e tem o apelo da Rede Globo, uma das patrocinadoras do evento junto com o SESI. A procura é tanta que o número de inscrições é limitado a 3 mil atletas.

Apesar do preço da inscrição, o kit para os atletas não deixa a desejar. Se a camiseta não tem aquele material especial das corridas da Adidas, por exemplo, o seu material também não é ruim. Ainda, o kit de reposição igual ao dos outros, com frutas e barra de cereais e o principal atrativo é a linda medalha entregue no final e, para a elite, os R$ 37 mil em prêmios. Afora isso, massagem gratuita para quem quisesse, corredor ou não.

Não tive tempo de pagar pela inscrição, por isso eu, minha esposa e outros dois amigos corredores, Jane e Ranieri, corremos na "pipoca". Esta foi minha segunda corrida assim, e eu achei muito legal fazer, já que nem esperava estar lá. Depois até pintou um arrependimento de não ter feito inscrição, mas foi legal correr assim mesmo.

Optamos por fazer o percurso de 5 km, mas eu acabei fazendo mais, por que corria um pouco a frente e depois fui buscar os amigos, que ficaram um pouco mais para trás no pelotão, mas bem perto de onde eu estava. No final, acabei fazendo 7k.

O detalhe é que, apesar da prova ter oficialmente 10 km registrados ela tinha, na verdade, pouco mais de 11k, o que fez muito corredor desanimar com o tempo alcançado antes de saber deste 1 km a mais.

E o dia estava seco e quente na cidade. Foi complicado para muitos correr até os 5k. Afinal, o percurso, que começa com um forte descida, termina com uma forte subida, lugar comum em provas na cidade, onde os organizadores insistem em terminar as corridas sempre com uma subida. Isso fez com que o único posto de água para os que corriam esta distância ficasse, ao meu ver, longe e complicasse o desempenho dos atletas.

Uma outra dificuldade aconteceu com os atletas de elite que correram 10k. Como nós, que fizemos 5k, voltamos antes e existia uma parte do percurso onde os corredores tinham que afunilar para passar pelo tapete que registra o tempo, a galera de elite acaba sendo atrapalhada pela quantidade incrível de corredores que estavam fazendo o percurso menor. Muitos andavam na pista, o que dificultou a performance da elite.

Mas, no geral, a prova foi excelente. Corri leve e em ritmo de maratona, fazendo um pacer elevado de 6 min/km ou até mais. Alguns momentos me perdi no ritmo e acelerei mais, mas logo reduzi e consegui manter o ritmo mais confortável. Assim, não me cansei, e pude ir e voltar para correr junto com os meus amigos. 

Enfim, mais uma prova para o meu pequeno currículo de corredor. E mais um bom teste para a minha prova do ano, a Maratona do Rio, em julho. Mesmo tendo corrido apenas 7k, muito aquém do que tenho que correr para completar a maratona, pude me concentrar num ritmo mais lento que o meu habitual e que, segundo o treinador, tenho que utilizar na prova do Rio para conseguir fazer os mais de 42 km. Mas o melhor mesmo é poder correr mais uma vez com os amigos. Isso é que é bom demais.

Boas passadas.

Nenhum comentário: