quarta-feira, 14 de julho de 2010

MARATONA DO RIO - RESUMO DOS PREPARATIVOS

E aí, corredor?!

Hoje, por sugestão de uma amiga que acompanha o E AÍ CORREDOR, a Alessandra, resolvi escrever sobre os preparativos para o meu grande desafio de 2010: a Maratona Internacional Rio de Janeiro.

Na verdade, não teve nada de especial nesta preparação. Os treinos nas terças e quintas com a Equipe X, várias Corridas sem Compromisso, todas com mais de 10k, a sempre emocionante e empolgante Volta do Lago Caixa, uma Meia Maratona, o Desafio 33k junto com o Nirley e o Jailto e no mais muita leitura e conversas com os amigos sobre a experiência que é correr uma Maratona.

Neste último mês foi que nosso amigo e professor Nirley dedicou mais especificamente o meu treino para a Maratona. Além do aquecimento, corrida e tiros nos dias normais de treinamento, corremos - eu, Nirley e Jailto - duas grandes distâncias para "sentir o drama" de correr mais de 2h seguidas sem parar. Na verdade, acabou sendo apenas uma experiência de corrida com mais de 2 horas e outra de quase 2 horas. E foi o incrível Desafio 33k, em que não consegui correr toda a distância, chegando a caminhar por cerca de 500, 600 metros, mas pude sentir como é difícil conseguir vencer a grande distância, muito mais pelo psicológico que pelo físico.

Sinto que estou preparado para enfrentar os 42k da Maratona. Meu condicionamento aeróbico, acredito, está 200%, mas não estou plenamente convicto da minha capacidade física de aguentar por volta de 4h de um esforço repetitivo. Mas confio na palavra que me deu o aval para correr e acredita no meu potencial.

Agora é verificar os detalhes finais: músicas do MP3, roupa que vou usar, clima para o dia da prova. 

O playlist é o mesmo que sempre tenho levado às provas deste ano - aliás, preciso fazer uma mudança - que tem jazz, soul music, house, hip hop, MPB, enfim, uma miscelânea total. Mas fácil falar o que não tem: axé, sertanejo, funk, forró. Alguns nomes: Seu Jorge, Amy Winehouse, Red Hot Chilli Peppers, Pearl Jam, B52's, Barão Vermelho, Barry White, Beyonce, Black Eyed Peace, Bob Sinclair, Bliss, The Cure, Gorillaz, Dire Straits, Detonautas, Fernanda Abreu, Franz Ferdinand, Green Day, Jose James e muito, mas muito mais mesmo. São 8G de músicas variadas. Coloco o Ipod no "aleatório" e deixo a música rolar. Não faço uma programação específica, apenas escolho músicas que gosto de ouvir.

O clima, pelo que parece, estará frio, e pode ser até chuvoso. Se for pouca chuva, como na Meia do ano passado, ótimo e ideal para fazer uma prova legal, sem o calor e a umidade excessiva, que caracteriza a capital carioca (apesar de não ser o clima ideal para a cidade maravilhosa). 

A roupa? Bem, conforme orientado, fiz os Desafios do jeito que vou correr. Camiseta fina da equipe com manga curta, boné, short e bermuda para manter a circulação na boa, óculos e o polar no pulso. Não sei se corro com o cinturão de hidratação, com as garrafinhas com água, isotônico e malto, como sugeriu o professor, mas sei que devo carregar um dinheirinho para qualquer necessidade durante o percurso, caso eu "quebre" no meio da prova. Tudo para prevenção, é claro, por que o propósito é chegar até o final.

É isso. Agora é torcer, galera, para que tudo dê certo e que não só eu, mas todos os colegas da Equipe X, grande maioria estreando nas distâncias de 42k e 21k, consigam o objetivo de chegar ao final correndo sem parar, assim como todos os outros colegas corredores que estarão fazendo a festa no Rio de Janeiro neste domingo.

Boas passadas.

2 comentários:

Alessandra disse...

Caíque,e nesta semana, o treino se mantém o mesmo? E a alimentação e o sono?
Boa sorte a toda Equipe X!

Unknown disse...

Ale
Esta semana nada de musculação na academia. Apenas treinos na terça e na quinta, sendo que, além do aquecimento, na terça corremos 10k leve e na quinta 8k leve.
A alimentação composta de muita proteína (comer carne vermelha mesmo) e carboidrato (dá-lhe macarrão!).
A partir de quinta depois do treino, descanso até o dia da corrida. É claro que nessa parte vou acabar falhando por que tem a noite da Lapa que não vai dar pra fugir.