sábado, 13 de agosto de 2011

TREINAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO CORRER


E aí, corredor?!

Há tempos que não me sentia tão bem em um treino como no desta semana. E aí a gente fica se perguntando: por que será que tem dias que a gente curte mais que outros treinar?

A verdade é que treinar não é tão gostoso assim. Pode perguntar para qualquer pessoa que tem uma prática esportiva regular que ela vai dizer que o pior dela é o treino. Repetitivo, cansativo, rotineiro.

Mas os treinos são importantes. É nele que conseguimos aprimorar o nosso condicionamento físico. E através deles que nos aperfeiçoamos e diminuímos a possibilidade de erros na hora de uma prova. E com eles preparamos nosso corpo e mente para agüentar o longo período de corrida.

Agora, que muitas vezes eles são chatos, isso são.

Por isso é importante participar de um grupo, de uma equipe. Além da orientação e do acompanhamento de um profissional, você tem o apoio e o incentivo dos amigos que faz nestes grupos, o que ajuda muito a agüentar a carga de treinamento e faz a gente até querer que os dias de treino cheguem.

O meu lema nas corridas, como todos já sabem, é “Devagar e Sempre”. Mas para conseguir me manter assim, preciso de condicionamento, mesmo que seja correndo devagar. O devagar aqui, diga-se de passagem, é para os padrões competitivos, onde o principal objetivo é quebrar recordes, seja de tempo ou quantidade de corridas. O meu objetivo não é quebrar recordes mas sim poder correr por muito tempo, sem me lesionar. E, com 5 anos neste mundo, tenho conseguido isso, graças à Deus.

Consegui fazer um 5k em 23min e fiquei feliz por que no final, cheguei inteiro, conversando e andando sem dores fortes. Nos 10k, fiz 45min ano passado, também de maneira tranqüila. E tenho curtido muito correr os 21k, distância que considero a ideal para mim, que consegui fechar em 1h49min.

A Maratona já é um caso a parte. Fiz uma ano passado e curti demais, mas a prova foi terrível. Fiquei feliz por que as dores que senti na prova não ficaram depois e, após terminados os 42k, estava pronto para andar pelo Rio, almoçar com os amigos e me divertir com nossas histórias da corrida. Mas não foi uma prova que achei tão divertida. Afinal, foi a primeira que tive que andar e quase quebrei, com uma cãibra quase insuportável na panturrilha.

Daí que pretendo fazer outra maratona para ver se corro mais tranqüilo. Era uma idéia até para este ano, mas resolvi abortar e deixar para o ano que vem e neste ano me dedicar mais às meias maratonas. Já vou correr a 3ª em 2011 e depois dela tem pelo menos mais uma na programação.

Mas, se consigo chegar bem no final das provas, inteiro e sem dores fortes, é por que tenho um treino que me condiciona bem e me faz saber como me comportar nas provas. Sem o treino acho impossível conhecer as reações do nosso corpo quando exposto à uma corrida, não importando a distância. Afora isso, o treino me ajudou a melhorar minha biomecânica de corrida, fazendo com que eu pontecializasse e utilizasse melhor os braços e pernas em uma corrida.

Enfim, treinar é importante, e temos que aprender a usar estes momentos da melhor forma possível, mesmo eles sendo rotineiros, repetitivos, cansativos, chatos...

Boas passadas

2 comentários:

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Carlos Henrique, vc manda mto bem em não exagerar. Porque 99% (estou nessa) qrem treinar mais e mais, forçando sempre. Mas as vezes o melhor é pegar leve em algumas provas p não lesionar. Bons treinos

membro equipe
corridaderuams.blogspot.com

CAIQUE disse...

Fala, Corredor?!

Pois é, Rodrigo. Exemplos não faltam para mim na equipe que corro. Quem mais se lesiona são os mais competitivos, que vivem no máximo. Mas cada um tem seu motivador para se manter nos treinos e no esporte.

Grande Abraço e muito legal seu Blog