domingo, 26 de maio de 2013

VOLTANDO AO BLOG . . . E COM MUITA CORRERIA

Galera se preparando para o longão pela Ermida e Barragem

E aí, Corredor?!

Mais de uma semana sem postar nada e deu uma saudade terrível. Fiquei o tempo todo pensando que precisava aparecer, mas o trabalho, os treinos para a Maratona e o cansaço acabavam me vencendo. Mas nada de abandono não. O E AÍ CORREDOR continua no ar, com muitos quilômetros de registros para fazer.

Bom, como o tempo está precioso demais nos últimos meses, vou falar logo das corridas que fiz neste final de semana. Aliás, meus amigos, as Corridas Sem Compromisso estão sendo a tônica das minhas correrias deste primeiro semestre. Nada de me inscrever para provas de 5k ou 10k. Os treinos exigem mais quilometragem, e eu preciso correr mais e mais. 

Uma boa notícia! O esporão tá tranquilo. Existe uma dorzinha ainda, mas aceitável. Acho que a Maratona do RJ vai rolar pela terceira vez!!!

Sábado, 18 de maio, longão - Dia de correr, pensando nas várias provas que estão chegando: K21 de Pirenópolis, Volta do Lago Caixa e Maratona do Rio. 

O professor Nirley resolveu então reunir em um percurso só as dificuldades que vamos encontrar nestas três provas: subidas intensas e constantes, calor e uma boa quilometragem. Vinte colegas da Equipe X para um percurso diferente, e “cascudo”. Fizemos dois dos mais complicados trechos da famosa Volta do Lago, ultramaratona de revezamento que este ano terá sua 10ª edição. No caso, foram o trecho da Barragem do Paranoá, que tem uma forte subida de cerca de 1 km, e também o da Ermida Dom Bosco, que apresenta também uma forte subida de quase 2 km.

A largada foi no estacionamento da Ermida, no início da subida, onde era até ano passado o posto de troca da Volta do Lago, que este ano foi alterado. O sentido foi Barragem do Paranoá. Na verdade, fizemos o percurso inverso da prova, que em seu trajeto original sai da Barragem para parar na Ermida. Este percurso escolhido por Nirley nos trouxe mais dificuldades por que as subidas foram em maior quantidade. Primeiro, na saída da Ermida, o subidão de cerca de 2k. Depois, assim que saímos da Barragem indo para o Paranoá, bairro do Distrito Federal, com um outro subidão de cerca de 1,5k. Na volta, pegamos o subidão de quase 1k da Barragem.

Depois do corridão, só festa no pier da Ermida
Mas não ficou só nisso. Depois de tudo isso, corremos até o ponto da largada, o início da subida da Ermida, quando já tínhamos completado 13k, para depois encararmos novamente os 2k do subidão e ir, desta vez, rumo a quadra 27 do Lago Sul, outro bairro de Brasília onde fica a Ermida, em um trecho de cerca de 3 km. Total do longão de domingo, no meu caso: 21 km, uma meia maratona. Na planilha para a Maratona tínhamos que correr mais, 25 km, mas não deu.

Domingo, 19 de maio, pedal – No domingo só alegria. Foi dia de pedalar, dando apoio de hidratação a 6 colegas da Equipe X que não puderam correr no treino do sábado. Apesar da quantidade menor de corredores, o apoio foi interessante por que cada um tinha um nível de corrida. Foram o professor Nirley, corredor top da Equipe X, que correu lá na frente de todos por volta de 23 a 24 km. Depois, o casal Rafael e Thaís, que fizeram no tempo run a maior distância, de 25 km. Depois, juntos, Sérgio, Grace e o irmão do Sérgio, que completaram 21k de corrida.  Como o ritmo dos 3 grupos era bem diferenciado, para levar a água a turma tinha que esperar até o último grupo passar para depois correr para o próximo ponto para nova hidratação. Comigo no Pedal, que também correu os 21k no sábado, a Aline.

O percurso do domingo foi Pontão – Base Área. Um percurso bem mais tranquilo que o de sábado, excelente para treino, por que ele tem subidas, mas todas leves. A maior, no caso, e na saída do Lago Sul para a pista de acesso ao aeroporto e depois, já na pista que leva a Base Aérea. Depois, plano e descida até o Pontão. O percurso total foi feito somente pela Thaís e pelo Rafael. Nirley, que terminou bem antes, foi até um pouco antes da dupla e Grace, Sérgio e irmão foram até o aeroporto.

O Pontão, no domingo, dia 19, estava um agito só. Uma competição de triatlo movimentou o local e o Lago Sul todo, já que o circuito de bike usou a ciclovia do bairro. Aliás, esta ciclovia já é bastante usada normalmente pelos ciclistas, que juntam grupos enormes para pedalar todo o domingo. Muito maneira mesmo a experiência.


Pedal de domingo, dando apoio de água para os amigos
corredores da Equipe X que iriam correr, treinando para a Maratona
Sábado, 25 de maio, longão - Ontem, sábado, 25, foi dia de mais um longão, este visando a Maratona do RJ. Por conta dos compromissos do dia e do domigo, eu, Aline, Rafael, Thaís, Sérgio e Grace corremos na madrugada, lá pelas 6h20 da matina, pela ciclovia de Águas Claras, já conhecida de todos os que acompanham o E AÍ CORREDOR.   

Falando para os que não conhecem, a ciclovia fica entre Águas Claras, o Park Way do Guará e a Arniqueiras, outro bairro da região. Ela margeia a chamada EPVP (Estrada Parque Vicente Pires). Tem cerca de 8 km total de distância, com boas subidas e descidas e um belo visual.

Neste dia pudemos desfrutar de uma bela lua cheia de pondo no céu e, logo depois, de um incrível nascer do sol. Foi diferente, principalmente para gente que, apesar de adorarmos correr, não costumamos madrugar tanto para dar nossas passadas. Aliás, foi muito legal a companhia de Sérgio, Grace, Thaís e Rafael por que estes amigos, parceiros dos longões, "despencaram" ainda à noite de suas casas no Plano Piloto para correr com a gente, Aline e eu, na ciclovia, que fica bem no "quintal" de nossas casas (minha e da Aline). Valeu novamente, meus amigos!

Corremos a ciclovia, que apenas eu e Aline conhecíamos. Os outros 4 estavam tendo a primeira experiência ali. Fizemos toda a ciclovia mas como a planilha dizia para fazermos de 18 a 21km, tentamos aumentar a distância. Daí inventamos e corremos descendo pela EPNB (Estrada Parque do Núcleo Bandeirante) até a pista de acesso ao Guará. Ali, pegamos um atalho que nos levou novamente para a ciclovia, para voltarmos ao ponto inicial.

Foi muito bom, mas acabamos, eu e Aline, correndo o mínimo, 18 km. Rafael, Thaís, Grace e Sérgio continuaram para fazer mais. O problema é que 9h Aline e eu tínhamos compromissos e por isso, tivemos que ficar com os 18k. Se considerarmos a intensidade do percurso, que tem boas subidas, podemos até dizer que fizemos mais em termos de esforço. Mas o registrado foram 18k.

Próximo final de semana tem o K21 de Pirenópolis, a corrida mais comentada da região. E no outro, Volta do Lago Caixa, na equipe Condor Team (Thaís, Rafael, Grace, Sérgio, Eduardo e eu).

Vamos que vamos, "comendo chão".

Boas passadas.

2 comentários:

Sérgio disse...

Galera topa qualquer parada!!!

Caique Responde disse...

É verdade, Sérgio?!

a galera topa realmente qualquer parada. Tudo por que o que a gente gosta mais do que correr é correr com os amigos.

Boas passadas.