domingo, 22 de setembro de 2013

FINAL DE SEMANA DE CORRIDAS E PEDAL

Resumo do fim de semana, Track & Field, Oba e pedal
E aí, Corredor?!

Um final de semana especial, onde o esporte predominou: duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, e um bom pedal, também no domingo, logo depois da corrida.

No sábado foi noite de correr, pela primeira vez este ano, um etapa da Track & Field Run Series, no shopping Iguatemi, no Lago Norte. No domingo, foi dia de correr a Corrida do Oba, que reuniu cerca de 5 mil corredores na Esplanada dos Ministérios.

Aí, como no domingo foi instituído "O dia mundial sem carro", teve um passeio ciclístico na cidade, no Eixão, no que aproveitamos, eu e Aline, para pedalar e colocar nossas "magrelas" para correr.

Track & Field - A Run Series da Track & Field é uma das mais interessantes provas que ocorrem em Brasília, e também uma das mais tradicionais entre as mais estilizadas. Ela ocorre em volta dos shoppings onde a marca tem lojas. Aqui, temos a Run Series no Park Shopping, a mais antiga, e outra no Shopping Iguatemi, ambas com duas etapas, uma a cada semestre. 

Tradicional fotos com os amigos no final da Track e Field
No Iguatemi, a corrida é a noite, com percurso de 6 Km. No sábado, 21, foi realizada a segunda etapa do ano. Recheada de subidas, a prova não é fácil. Mas mesmo assim, a cada ano vem ganhando mais adeptos. Talvez por ser uma prova diferenciada na organização, com um kit bem interessante, de ótima qualidade. Além disso, um show de uma banda local (este ano, Satisfaction) e DJ's no meio do caminho. Água a vontade, sempre e um belo kit de reposição.

Na corrida, estreiei um novo calçado, o tênis Newton. A diferença dele esta no fato dele tornar a pisada com o plantar e ponta dos pés mais natural, meio que "forçando" a gente a correr assim, evitando o uso do calcanhar encostando no chão. E é este tipo de pisada que estou adaptando para minhas corridas, tendo em vista a lesão. Não devia, mas a estreia do calçado foi na corrida da Track & Field.

Newton, um tênis diferente
O que percebi? O Newton realmente faz isso. Não encostamos o calcanhar no chão. Mas para usá-lo é necessário um treinamento educativo, para poder correr com ele. Ele promete me ajudar bastante nesta minha nova fase.

Bem, com este novo jeito de correr, percebi que as passadas ficaram mais largas, tornando a corrida mais intensa. Como ainda estou me adaptando, sinto um pouco o esforço, mas consigo correr bem. No final, 28:44 foi meu tempo de prova, pouco mais de 1 minuto menor que os 6K da Music Run de Anapólis/GO, que fiz em exatos 30min.

Corrida do Oba - O Oba é uma rede de hortifrutis que há cerca de 3 anos tem promovido uma corrida de rua em várias cidades brasileiras, entres as quais Brasília. Assim como a Track & Field, também é uma corrida diferenciada, principalmente pela melhor mesa de reposição de todas as corridas. Muitas frutas, água de coco, isotônico e açaí.  O kit do atleta também é bom: além da camiseta, bolsa e caneca térmica e toalha.

O percurso é o mesmo do Circuito Adidas, mudando só um pouco a posição da largada/chegada. O início da corrida é às 8h e as distâncias são de 5 Km e 10 Km. 

Primeira etapa do final de semana para eu e Aline, Corrida do Oba
O domingo, 22, estava quente e seco em Brasília, como de costume para esta época do ano na cidade. Isso não facilitou a prova, mas resolvi impor um ritmo o mais confortável possível, afinal, são 2,5K de descida e outros 2,5K de subida no meu caso, que corri 5 Km. Foi uma estratégia diferente da utilizada no domingo anterior, na Adidas, que terminei em pouco mais de 26min, quando corri forte demais na descida e perdi o "gás" na descida. 

O Newton ficou em casa e usei meu New Balance mesmo, que me acompanhou na Maratona e tem sido meu fiel companheiro nos últimos meses. Terminei a prova em 25:44, cerca de 1min a menos que a prova da Adidas, o que me deixou satisfeito, mais ainda por que corri confortavelmente.

Logo depois dos 5K do Oba, pedal no Eixão
Pedal - Depois dos 5K, lá fomos nós, eu e minha namorada, Aline (que também correu a prova do Oba) para curtir um pedal no Eixão. Foram quase 25 Km pela Asa Norte e Sul - bairros de Brasília - com as "magrelas" correndo bem. Um passeio ciclístico (1º Passeio Ciclístico da Primavera - Um dia sem Carro) foi realizado no dia, com cerca de uns mil ciclistas. Clubes de bike também estavam presentes. Tudo para conscientizar sobre a necessidade de utilizar menos o carro e mais um transporte alternativo, como a bicicleta.

Enfim, foi um final de semana bem esportivo. E o bom de tudo isso é poder voltar e sentir o clima das corridas novamente. Mesmo correndo 5 ou 6K, é bom curtir a festa, a adrenalina e a magia de uma prova de rua. E ainda juntar a isso um bom pedal.

Boas passadas (e pedaladas).

4 comentários:

ivana. disse...

Parabéns pelos eventos do fim de semana, amigo. Meu carinho e admiração.

Unknown disse...

Valeu Ivana!!!!

Sérgio disse...

Tênis irado!!!

Caique Responde disse...

Sérgio, é um tênis que tem uma borrachas na frente e ajuda a correr mais com a parte da frente do pé, que é o que tenho que tentar.