quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MAIS UM MOTIVO PARA CORRER: FAZ BEM PARA O CÉREBRO


E aí, Corredor?!

Estudos científicos comprovam: exercícios aeróbicos, como a nossa corridinha, possuem poderosos efeitos terapêuticos e protetores sobre o cérebro.

Em seu blog no Estadão, o fisiologista Ricardo Ricardo Guerra publica extenso material sobre o efeitos positivos dos exercícios aeróbicos sobre o cérebro, que além dos efeitos terapêuticos e protetores, pode potencialmente melhorar a cognição.

Conforme relata o fisiologista, um estudo avaliou o papel da atividade física em indivíduos sem demência, ou seja, pessoas com as funções cerebrais saudáveis, e concluiu que tal pratica proporciona uma proteção significativa e consistente contra o declínio cognitivo.

Ainda, no texto Ricardo Guerra mostra o relato do Dr. Kirk Erickson, pesquisador de renome mundial e professor da University of Pittsburgh, o exercício aeróbico parece ser eficaz na melhoria das funções cerebrais e na diminuição dos riscos que possam conduzir à demência.

Ricardo termina assim seu texto: 
"os benefícios do exercício aeróbico são tão nítidos, me parece que há poucas desculpas para uma pessoa não incorporar regularmente este tipo de atividade física no seu dia-a-dia, com exceção obviamente daqueles para quem o exercício é contra-indicado por razões médicas. Além disso, a atividade física pode muito bem ser um dos instrumentos mais eficazes e acessíveis para homens e mulheres na prevenção contra diversos males. De fato, uma grande variedade de estados patológicos poderiam possivelmente ser combatidos e até mesmo interrompidos o quanto antes se optássemos por calçar nossos tênis de corrida com maior frequência. Porém, nunca é tarde para dar aquela caminhada ou corridinha".

É isso, amigos! Correr faz bem, comprovadamente!

Boas passadas.

Fonte: Ricardo Guerra - mestre em ciência da fisiologia do esporte pela Liverpool John Moores University. Trabalhou em diversos clubes no Oriente Médio e na Europa e nas seleções nacionais do Egito e do Catar - publicado no dia 10/09/2013 pelo site do Estadão.com.br)

(Clique para ler o texto completo "A importância do exercício aeróbico para o cérebro" publicado na página de Esportes do site do Estadão)

4 comentários:

ivana. disse...

Bahhhh, amigo, SÓ FAZ BEM, mesmo, pra tudo !!!! Adoooro correr. Beijo.

Sérgio disse...

Você é um grande motivador para várias pessoas Caíque, parabéns!!!!

Unknown disse...

Só quem correr sabe dizer como é maravilhoso a sensação de bem estar! Caique vc é de Brasília agora que vi, seria legal te ver em alguma corrida e registrar esse momento! Bons treinos Guerreiro!

Caique Responde disse...

Hayra, seria legal mesmo! A gente com certeza deve se encontrar numas dessas provas de Brasília, que não são poucas.
Sérgio, a corrida é o meu esporte. Gosto demais das pistas e de encarar os desafios e, mesmo estando meio que "hibernando", estou curtindo a corrida da nossa turma. Vamos voltar logo, grande maratonista!
Ivana, é mais do que comprovado como faz bem o nosso exercício. Ainda mais pela presença de tantos amigos.
Boas passadas, galera e vamos que vamos!