quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

TREINAMENTOS FUNCIONAIS - PRÁTICA QUE AJUDA NA CORRIDA


E aí, Corredor?!

Nos treinamentos realizados pela Equipe X, antes de qualquer treino específico de corrida, professor e amigo Nirley passa para gente uma série de exercícios educativos, com o objetivo de propiciar um aquecimento do corpo antes da prática e dar algumas dicas de passadas e biomecânica. Estes educativos tem duração de cerca de 30 minutos.

Este ano, os educativos foram acrescidos de exercícios funcionais, com maior duração e uma lista mais extensa de exercícios. São 40 minutos de “escada”, trotes, levantamento de joelho, tornozelo e coxa, elástico, abdominal, agachamento e outros mais, em uma série que se inova a cada treino para, segundo nosso treinador, não cairmos na “mesmice” nos treinos.

Por isso, ao ler a matéria do site da O2 sobre a importância do treinamento funcional para evoluir na corrida, não me surpreendi tanto, já ciente desta importância.

Segundo a matéria, o treinamento funcional possibilita trabalhar força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora, utilizando só o peso do corpo nos exercícios ou algum equipamento, como cones, elásticos, bolas, escadinha, entre outros.

“Com esses aperfeiçoamentos, obtêm-se o aprimoramento da postura estática e em movimento, a otimização da utilização dos músculos, refina a execução do movimento de corrida e, consequentemente, eleva o desempenho individual”, ressalta a reportagem (Clique para ler a reportagem completa no site da O2).

Lembro-me, quando comecei na Equipe X, de Nirley falando sobre o tiros que ele dá no educativo. “O importante neste exercício não é chegar primeiro na fila que você corre, não é ser o mais rápido. É treinar o alargamento da passada e a biomecânica, coordenando o uso dos braços com cada passo”.

Os tiros propiciam a força muscular e ajudam nesta adaptação da passada e biomecânica. E o educativo, tenho certeza, ajuda muito para que possamos depois sair para as corridas do treino, seja de tiros curtos ou de longão.

O mais importante de tudo, no entanto, é fazer os exercícios funcionais orientado por um profissional, já que, por serem mais “Livres”, se feitos de maneira errada em vez de ajudar atrapalham e podem gerar até lesões.

Boas passadas!

4 comentários:

Unknown disse...

Faço alguns exercícios funcionais durante a musculação e já estou colhendo alguns resultados...

Unknown disse...

Fábio, realmente são interessantes, além de não deixarem a gente cair na rotina de ficar só nos aparelhos de musculação, que não dá para fugir mas podemos inovar de vez em quando. Também estou achando interessante.
Boas passadas!

Unknown disse...

E se for para escolher entre um ou outro, funcional ou musculação, qual vc recomendaria? Considerando que o objetivo da musculação é o reforço muscular para a corrida...

Unknown disse...

Caique, bom dia.
Estou me preparando para um TAF e tenho que correr 3.200 metros em torno de 15 minutos... você indica algum treino especifico para melhorar meu desempenho? Hoje estou correndo com muito sacrifico em torno de 16/17 minutos. Sinto dificuldades com a respiração...