segunda-feira, 27 de abril de 2015

MEIA MARATONA CAIXA DE BRASÍLIA - LÁ ESTAVA EU CORRENDO

Momento do sprint final
E aí, Corredor?!

Depois de um longo tempo – desde abril de 2014 que não corria mais provas oficiais com mais de 5k – reestreei na categoria no domingo, 19 de abril. 

A prova escolhida foi a Meia Maratona da Caixa de Brasília. Muito bem organizada, a corrida de proporciona uma boa infraestrutura e um percurso um pouco complicado, com muitas subidas intensas. Não foi a primeira vez que fiz. Na verdade, já corri a mesma mais de uma vez os 21k e pelo menos uma vez os 7k.

Este ano, a organização resolveu inovar e, ao invés de 7k e 21k, resolveram colocar, além da distância principal, (21k), as distâncias de 5k e 10k. Eu resolvi encarar, então, os 10 km, para a correr uma distância mais desafiadora.

O dia estava quente, mesmo às 8h da manhã. A prova, bem cheia, apesar de, no dia 21, data em que se comemora o aniversário de Brasília, acontecer a Maratona, o que poderia levar muita gente a resolver descansar no domingo para encarar o desafio da Maratona mais inteiro. 

Mas a prova esta cheia. E a maioria correndo 10k e 21k mesmo. O número de corridas em Brasília vem crescendo bastante e, em consequência, também o número de praticantes. A limitação de quantidade de corredores é atingida rapidamente nos últimos eventos. Daí que não é de todo surpresa a boa quantidade de pessoas participando da Meia Maratona da Caixa, ainda mais por ser uma prova já tradicional em Brasília.

Fiz uma prova de superação. No caso, superação psicológica. Enfrento, desde a Golden Four RJ de 2014, em março, um esporão calcâneo, que não vou me alongar na explicação por que ele já foi objeto de muitos posts neste blog. Daí, o que precisava enfrentar era a “conversa” constante com o esporão durante uma corrida. O bichinho fica lá, gritando no calcanhar a cada passada. E mais ainda, depois de terminada a prova.

No final, o esporão chiou, mas não tanto. Fiz os 10k, não na minha melhor performance, mas completei correndo, num sprint final, conseguindo ainda atingir a minha principal meta, que era de conseguir completar a prova em menos de 1h - fiz em 59min, quase 1h mas 1 minuto a menos (rss).

Encarei as subidas com tranquilidade. Andei em alguns pontos, confesso, sentindo a falta de condicionamento. Mas bem pouco. Fiz bem , e terminei realizado sim, mesmo não tendo feito minha melhor prova de 10k.

A recuperação foi rápida também. Não senti quase nada depois, o que me deixou mais feliz ainda. 

Enfim, uma prova pra ficar entre as históricas, marcando mais uma evolução deste seu amigo corredor, mesmo que o objetivo tenha sido, de certa forma, modesto se considerar meu tempo de corredor amador. Mas, é assim, devagar e sempre, este é o lema!

Boas passadas!

Nenhum comentário: