terça-feira, 15 de dezembro de 2015

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES CAIXA - ÚLTIMA PROVA DE 2015



E aí, Corredor?!

Terminei o meu 2015 de corridas neste último domingo. Na etapa de Verão do Circuito das Estações Caixa, fiz minha prova derradeira do ano. Junto com uma multidão de corredores, curti mais um domingo dando minhas passadas. E que felicidade foi poder correr mais uma prova oficial. 

Longe das minhas melhores condições físicas e na recuperação gradual e definitiva de uma lesão, fiz mais uma prova tranquila, correndo sem me esforçar tanto e, mesmo assim, apresentando uma evolução em relação à prova anterior, a Corrida do Tesouro Caixa.

Diferentemente das outras etapas do Circuito, realizadas no tradicional percurso da Esplanada dos Ministérios, a etapa de Verão teve que ser transferida para  o Eixo Rodoviário Sul, o famoso Eixão por causa de uma manifestação programada para a Esplanada. O que facilitou a minha corrida, já que tivemos menos subidas fortes.

O Eixão é uma grande avenida de Brasília com 6 faixas para carros e que liga a Asa Sul à Asa Norte, bairros da capital. Já tive outras provas neste percurso, inclusive este ano, a Meia Maratona Caixa de Brasília, no início de 2015. Por ser fechado para trânsito de carros aos domingos e feriados, a avenida poderia inclusive ser mais utilizada para corridas.

A mais nova conquista das corridas
O Circuito das Estações Caixa tem uma excelente organização. Kit com camisa e bandana de excelente material, sacola, bom kit de reposição ao final (frutas e isotônico) e uma medalha interessante (juntando as das 4 etapas pode-se formar uma mandala). No percurso, um número suficiente de postos de hidratação - no meu caso que corri 5k, dois pontos, com água suficiente para todos os corredores.

O percurso da etapa de Verão, como mencionei, acabou facilitando a minha prova. O Eixão tem subida, mas menos intensa que a que enfrentamos no percurso da Esplanada. E o percurso desenhado ficou mais interessante ainda: 1,5k de subida no início, depois 2,5k de uma gostosa descida para terminar com uma subida de 1k. Ótimo para quem gosta de fazer tempo.

Como estou voltando gradualmente aos treinos e às provas oficiais, terminei o ano correndo duas provas de 5k. Depois de um longo período parado, resolvi encarar estas duas corridas de dezembro. E, por serem duas provas de 5k, pude notar uma evolução. Se na Corrida do Tesouro Caixa fiz os 5k em 30min, no Circuito das Estações Caixa consegui diminuir o tempo para 28min. Longe do meu melhor, mas fez por estar voltando. Comecei correndo lentamente e fui aumentando o ritmo durante a prova, sem forçar muito.

Aline e eu, comemorando a chegada de mais uma prova
Foi uma boa prova, um retorno que me deu mais confiança para voltar melhor em 2016. Sabendo das minhas atuais limitações e encarando minha nova forma de correr e de me preparar. Por orientação do fisioterapeuta, para não sentir tanto o esporão calcâneo, me aqueço levemente durante 15 a 20min antes da prova e no final, alongamento pesado. Com isso, não sinto tanto o calcanhar durante a prova e depois, com o corpo frio, o alongamento ajuda também na recuperação.

E que venha 2016.

Nenhum comentário: