sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PLANOS PARA 2016

E aí, Corredor?!

O ano começa cheio de corridas. Em Brasília, das que eu sei,  já rolou no final de semana passado a etapa da cidade do Circuito do Sol e, neste final de semana, dia 31, acontece a tradicional Corrida de Reis.

Com todas as inscrições realizadas, a Corrida de Reis promete lotar as seis faixas do Eixo Monumental de Brasília de corredores e caminhantes. Só de inscritos são 10 mil, mas acredita-se que a quantidade de "pipocas" seja até maior.

Eu ainda não encarei nenhuma prova oficial este ano. Neste primeiro mês, como proposta para recuperação, treinei e comecei a correr, leve, com pace médio de 5:40 min/km. Consegui correr, sem parar, 9 km, o que me deixou realizado. Afinal, desde agosto do ano passado que não corro esta distância com receio da lesão voltar.

O esporão, que tanto já mencionei aqui, é meu parceiro. Mas ele não tem afetado tanto a prova. Com técnicas orientadas pelo fisioterapeuta e treinador, tenho conseguido sentir menos. Antes do treino, um leve aquecimento, com trotinho e exercícios leves, como ficar na ponta dos pés flexionando o calcanhar. Depois da corrida, um forte alongamento, com uma fita.

Isso tem sido muito positivo e ajudado na recuperação pós-prova ou treinos. Além disso, nesse período sem correr, não deixei de ir a academia para fortalecimento. E estou tentando ainda combinar a corrida com outras modalidades aeróbicas: bicicleta e natação. Tudo leve, sem estresse.

Com isso, planejo um 2016 interessante. Minha meta e conseguir correr provas de 10k e, se me sentir bem, até o final do ano, uma prova de 21k - Meia Maratona ou, se der, terminar o ano correndo a São Silvestre. Sempre bem leve, sem pensar em tempo mas em chegar bem, uma filosofia que já adotava mas que agora tenho que tornar uma LEI.

Os objetivos são poucos: fazer pelo menos uma prova por mês, a partir de abril já que em março estarei de férias. Seja ela de 5k ou 10k. Neste primeiro semestre pelo menos não quero passar dos 10 km. Já no segundo, vou tentar crescer um pouco mais a distância a medida que for me sentindo mais confiante e, quem sabe, retornar com minhas saudosas "Corridas sem Compromisso", quando traçava um ponto de chega e ia até ele, correndo, sem saber ao certo a distância a percorrer.

Mais do que provas oficiais, meu maior desejo é poder retornar a essas corridas. Me sentia bem pegando o tênis, saindo cedo e indo até o objetivo traçado para o dia. 

E que venha 2016, um ano que, TENHO CERTEZA, será bem mais corrido.

Boas passadas.

Nenhum comentário: