quarta-feira, 11 de maio de 2016

QUANTO TEMPO DURA UM TÊNIS DE CORRIDA ?

E aí, Corredor?!

Outro dia me deparei com uma dúvida que sempre me acompanha: quanto tempo dura um tênis de corrida? 

Esta é uma dúvida que, acredito, assola a maioria dos corredores. E, como os tênis ainda não possuem um contador de quilometragem, fica bem difícil a gente saber que momento descartar o nosso pisante. 

Bem, busquei na internet algo que pudesse me ajudar a responder minha pergunta. De unanimidade, o que vi nos portais sobre o assunto é que a média de vida de um tênis de corrida é de 500 km. 

Existem diversas variantes que devem ser consideradas: biótipo do corredor, tipo de pisada, intensidade dos treinos, tecnologias empregadas no produto e terreno no qual a pessoa costuma se exercitar são os principais pontos a se observar.

Também devem ser considerados os cuidados na conservação do calçado, por exemplo, mantendo-os sempre secos, já que a umidade deteriora mais rapidamente o produto.

Clique aqui e leia as dicas do E AÍ CORREDOR que ajudam na conservação do seu tênis.

Como já mencionei, no geral a durabilidade dos tênis se estende, em média, por 500 km, mas especialistas dizem que a partir destes 500 km ainda temos mais 150 a 300 quilômetros para deixar de usá-lo. 

Algumas dicas para saber como controlar o uso é olhar se há muito desgaste na sola, se há costuras soltas e enquanto corre reparar se sente algum incomodo, se continua confortável. Se o tênis estiver desgastado ou você sentir um desconforto que não tinha antes com o mesmo par, tá na hora do adeus. 

Outra dica é controlar a quilometragem utilizando um aplicativo no seu celular para gerenciar suas corridas, alguns até avisam quando você deve aposentar seu tênis. Alguns corredores anotam no próprio tênis a distância percorrida e há ainda alguns que fazem um cálculo simples (corro ‘x’ quilômetros, ‘x’ vezes por semana, então… em ‘x’ semanas terei que aposentar o tênis).

Saber quando trocar o tênis de corrida ajudará a prevenir dores nas pernas e lesões, pois a degradação do amortecimento, a absorção de impacto, estabilidade e elasticidade são reduzidas conforme o tempo de uso.

Boas passadas!

Fontes: sites Terra, Vai Correr, Corre Mulherada

4 comentários:

Unknown disse...

No Strava tem sim! E inclusive da pra avisar quando chega na km que vc indicou.
Abraços!

ivana. disse...

Excelente postagem, amigo, muitas pessoas são desinformadas quanto a isto. Meu carinho.

Unknown disse...

Legal Nando!
Eu realmente não conheço bem o Strava. E no Runkeeper ainda não encontrei a opção. Mas o melhor é saber que os APP estão de olho nessa possibilidade.
Boas passadas!

Unknown disse...

Oi, Ivana!
Obrigado. Na verdade, é uma dúvida que sempre me acompanha. Mas agora com os APP dando a possibilidade de incluir o calçado que estamos usando, fica mais fácil controlar.
Grande abraço e ótimas passadas!