segunda-feira, 5 de setembro de 2016

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES CAIXA - ETAPA PRIMAVERA 2016

E aí, Corredor?!

Mais uma prova dos Circuito das Estações Caixa cumprida, mais 10 km entregues neste que é um dos mais atraentes e interessantes circuitos de Corridas de Rua do país. 

Diferentemente de outra provas, a Etapa de Primavera de 2016 teve que ser realizada em um percurso novo para o Circuito das Estações Caixa. Ao invés da tradicional Esplanada dos Ministérios, a prova passou pela Eixo Monumental entre a Torre de TV e a Rodoferroviária de Brasília.  Essa decisão teve que ser tomada às vésperas da realização da prova, por determinação da Secretaria de Segurança do DF.

Esta mudança, para quem não tinha como meta avaliar a evolução em relação às prova anteriores, que ocorreram na Esplanada, foi muito interessante por vários motivos, entre os quais destaco a possibilidade de correr em um percurso novo, raramente usado pelos organizadores de corridas de rua de Brasilia, e o fato dele ser tão ou mais desafiador que o circuito anterior, que, confesso, já estava achando monótono.

Percurso
A diferença principal é que não dá para dividir a prova em duas etapas, uma só de descida e outra só de subida, como acontecia no percurso da Esplanada. No percurso do Eixo Monumental, a gente de cara já se deparou com uma subidas de mais de 2 km, que ia da Torre de TV até o Memorial JK. Depois, uma grande descida até o limite do Eixo Monumental, nas proximidades da Rodoferroviária para preparar a volta, com uma nova subidona de mais de 2 km para entregarmos os 10k em um descida até a reta de chegada. 

Adoro chegadas com descida. A gente pode soltar tudo e aumentar a velocidade naturalmente, sem vacilar, por que uma grande descida é cheia de armadilhas. A gente acha que vai ser fácil, joga tudo da gente e pode, no meio do caminho cansar e até quebrar.

Não fiz o meu melhor tempo nos 10 km, Terminei a prova com 58min49, com um ritmo médio de 5min47/km, meu novo pace depois das lesões. Neste ritmo, consigo ir bem tranquilo, sabendo que tenho força e energia para correr até mais.

Fim de prova, medalha no peito e beijo da namorada. Realizado por mais uma boa prova concluída.

Medalha da Etapa Primavera do Circuito das Estações Caixa
Organização - O Circuito das Estações Caixa tem sempre uma boa organização. A medalha, que este ano tem como tema máscaras tribais, foi muito bem talhada e é bonita. A camisa é de um tecido tecnológico que propicia a rápida liberação do suor, mas achei quente.  No kit ainda tinha uma banda com desenhos também tribais, que eu acho completamente desnecessária (algumas pessoas até usam o acessório, mas eu particularmente não gosto).

Os pontos de hidratação estavam bem espalhados pelo percurso, com pessoas entregando na mão. O kit de reposição é o de sempre: isotônico, frutas - maçã e banana - só que contado por que o atendente alertava que as pessoas só poderiam pegar uma fruta de cada. 

Boas passadas.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns por mais essa prova Caique!!!

Unknown disse...

Valeu Fábio!!!!