terça-feira, 25 de julho de 2017

EMPRESAS BUSCAM O SUTIÃ ESPORTIVO PERFEITO

E aí, Corredor?!

Existem cada vez mais mulheres corredoras. Nos EUA, elas já rivalizam em quantidade com os homens e não são poucas as provas exclusivas para elas. No Brasil, o número de mulheres na prática da corrida só vem crescendo.

Novo modelo de sutiã esportivo da Nike
Pensando nisso, e em todas as mulheres praticantes de esportes, independente de qual seja ele, que as fabricantes esportivas - e nem tão esportivas assim - estão entrando "de sola" neste mercado para atender e lucrar com este crescente universo feminino nos esportes. São criados modelos de tênis específicos, acessórios e roupas só para elas.

E um dos principais acessórios utilizados por elas, o sutiã, tem sido objeto de uma "guerra" particular entre os fabricantes. A corrida para criar a peça perfeita, que atenda aos anseios das mulheres, foi deflagrada entre as principais marcas de roupas esportivas. Fabricantes tradicionais, como Nike, competem com outros mais exclusivas, como a Lululemon e a Victoria`s Secret, e até mesmo startups. Todas estas em busca da peça que melhor se encaixa para a atividade física da mulher.

Recentemente, a Nike apresentou para o mercado seu mais novo sutiã esportivo, que emprega a tecnologia Flyknit, normalmente reservada aos tênis. O top é feito com apenas duas peças de tecido - outros sutiãs da marca chegam a ter 41 partes distintas - e promete dar um suporte firme tanto para uma corrida como para a academia. Foram 600 horas de testes biométricos, registrando movimentos em câmeras e criando mapas corporais, para desenvolver a peça.

A Lululemon busca criar roupas bonitas e confortáveis

A Lululemon Athletica, marca canadense fabricante de roupas para ioga, running, ginástica e ciclismo, lançou, em maio deste ano, um novo modelo de alças cruzadas, o Enlite, que possui alças embutidas e elástico inferior integrado, feito com um tecido mais parecido com o usado nas calças de ioga da marca, que absorvem a transpiração. 

Victoria`s Secrets também entrou no universo
da fabricação de peças esportivas
Em 2016 a Victoria`s Secrets, tradicional fabricante de roupas íntimas, resolveu entrar neste mercado e lançou uma linha atlética elastizada, a Victoria Sport. Startups como a Knix Wear e OMsignal entraram na briga oferecendo alternativas às grandes marcas.

A venda de sutiãs esportivos, como categoria de vestuário, cresceu mais de 20% em 2016 nos EUA, faturando cerca de US$ 3,5 bilhões. E o principal público deles são as mulheres mais jovens. Motivos de sobra para as fabricantes entrarem com vontade neste nicho de mercado.

Estudos na busca da peça perfeita, que consiga atender a todas as mulheres, continuam sendo realizados por diversos pesquisadores. Mas, diante do que as mulheres tinham de opções há algum tempo atrás, hoje o universo para elas neste quesito é bem melhor.

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