segunda-feira, 3 de julho de 2017

CORRIDA DO FOGO 2017

Eu e Aline em um selfie antes do início da prova
E aí, Corredor?!

E lá se foi mais uma excelente prova. A Corrida do Fogo 2017, tradicional prova de Brasília que há 21 anos vem sendo organizada - e muito bem organizada - pelo Corpo de Bombeiros do DF, aconteceu na noite do sábado, dia 1º de julho. E, só para variar, atraiu muitos corredores ao Eixo Monumental.

Com um percurso novo, a prova tinha as distâncias de 5 e 10 km, que começava no Eixo Monumental, no estacionamento do estádio Mané Garrincha. O início já era com uma boa subida, até o Palácio do Buriti, para os atletas de 5k, e o Setor Militar Urbano, para os de 10k. Eu, que estava com a panturrilha meio dolorida, optei pelos 5 mas Aline, que estava bem, arriscou correr o percurso completo, fazendo os 10 km.

O friozinho da noite brasiliense não ajudou no início. Nesta época do ano, como vocês já devem saber ao ler outros posts do E AÍ CORREDOR, Brasília tem um clima seco, quente durante o dia e frio à noite. Só que este ano, a friaca tá geral por conta de um vento cortante e gelado. O que faz a corrida noturna mais desafiante. 

Optei por correr leve. Meu pace médio foi de 5min27, isto por conta que uma boa parte do percurso é de descida. No início, na subida, fui controlando as passadas para sentir o drama da panturrilha. Já tinha feito um aquecimento antes da prova começar, mas é na adrenalina da prova acontecendo que o "bicho pega". Por isso, e por conta das dores nos treinos da semana, fui conservador, não só no início como, a bem dizer, na prova inteira.

Depois de subir o Eixo Monumental, o percurso passou por um terreno relativamente plano na pista que passa pela sede do DETRAN (entre outros órgãos). Foi assim até chegarmos ao quartel do Corpo de Bombeiros, onde,  recebidos por bandas tocando ao vivo e DJ's, atravessamos o quartel até chagarmos à pista que leva ao Autódromo. Aí começou uma descida gostosa, praticamente até em frente ao Colégio Militar, quando subimos de novo até cruzar a linha de chegada.

Aline correu os 10k e chegou realizada
No final das contas, acabou sendo uma prova bem tranquila. Cheguei bem inteiro, meio frustrado por não poder fazer os 10k mas feliz por ter corrido bem e, mesmo sentido um pouco o dolorido da panturrilha durante a prova, nada que tivesse agravado a lesão. 

Aí, foi esperar Aline chegar, já que ela optou pelos 10k - o que me deixou mais frustrado ainda (rssss). E, depois de pouco mais de 1h, ela chegou, feliz por ter feito a distância bem, correndo o tempo todo e com um tempo bom.

Mas foi muito bom ter corrido. A Corrida do Fogo, como já mencionei, tem uma excelente organização e foi muito legal ter passado por dentro do quartel e corrido um trecho onde nunca havia dado minhas passadas ainda. E voltar a fazer uma prova oficial foi demais. "Respirar" o clima de uma prova é muito diferente de só correr e treinar. A adrenalina contagia e empolga, anima a gente a querer melhorar.

Enfim, valeu. Agora é fortalecer a panturrilha por que tem mais provas por aí. 

Nenhum comentário: