segunda-feira, 23 de março de 2009

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS - BRASÍLIA/2009

E aí, corredor?!

Ontem foi dia de eu abrir oficialmente minha participação em corridas de rua neste ano de 2009. E nada melhor do que começar com um dos mais interessantes circuitos existentes no Brasil, que desde que conheci tinha vontade de correr, o Circuito das Estações Adidas que este ano chegou em Brasília, depois de já estar consagrado no Rio, São Paulo e BH.

Com não poderia deixar de ser, a prova foi um sucesso. Duas semanas antes da corrida acontecer as inscrições já estavam encerradas. O número oficial foram de 2.700 pessoas inscritas, mas com a "pipoca" tinha muito mais.

A organização foi muito boa. Bastante água em todo o percurso, um área de staff bem organizada e um circuito bem difícil, já conhecido de outras provas, a Esplanada dos Ministérios. São 5k de descida e 5k de subida, bem íngreme e longa.

Depois de mais de 3 semanas sem um treinamento específico, senti o esforço e não consegui fazer um tempo que, para mim, seria bom. Ou seja, fazer os 10k abaixo dos 50min, como estava fazendo nas últimas provas que corri no final do ano passado. Fechei a distância em mais de 54min, um resultado que não é o meu pior, mas está longe de ser o meu melhor (meu recorde pessoal é de 47min47seg). Mas cheguei inteiro, e senti que poderia ter feito melhor.

Tudo bem, tenho algumas desculpas. A primeira já falei, o retorno das férias, onde corri, mas sem compromisso com ritmo e no nível do mar, o que é bem diferente de competir na altitude de Brasília. Depois, acabei saindo bem no final do pelotão, passando pela largada com 5min depois de liberada, e tendo que, no circuito, desviar dos corredores mais lentos.

Mas valeu, e como valeu. Para completar com chave de ouro, a organização emite um certificado de participação, com todos os dados de tempo total, tempo líquido, pacer médio, velocidade, entre outros. E o resultado é encaminhado logo depois de terminada a prova para o celular do participante. Muito legal.

Enfim, o Circuito das Estações já ganhou o corredor de Brasília, e as próximas provas prometem. E o melhor: como todas as provas são realizadas no mesmo percurso é uma ótima maneira de perceber a evolução nos treinamentos.

Muito bom.  

Nenhum comentário: