segunda-feira, 11 de maio de 2009

V CORRIDA UNIÃO EUROPÉIA - MAS UM DESAFIO VENCIDO

E aí, corredor ?!

Depois de um sumiço de alguns dias, cá estou eu de volta, recém saído de mais uma prova completada, a V CORRIDA UNIÃO EUROPÉIA, realizada em Brasília com o apoio de diversas embaixadas.

Foi a primeira vez que participei da prova, mas o percurso já é um velho conhecido meu, o eixão sul, via larga, de 6 faixas, que "corta" o bairro da asa sul, tendo ao todo 8k de extensão. Aliás, foi neste percurso que obtive meu recorde pessoal em provas de 10k: 47min. Marca conquistada no final do ano passado, na etapa de Brasília do Circuito de Corridas da Caixa.

Só que naquele dia o meu condicionamento estava bem melhor e o clima estava muito mais agradável (uma boa desculpa, na verdade). A prova de ontem fiz em 50min cravado, o que foi uma das melhores marcas do ano para mim nos 10k.

A verdade é que neste ano, desde a volta das férias, não consegui ainda um bom ritmo de treinamento, e olha que quero participar, e vou, da Meia Maratona do Rio de Janeiro em setembro. Treinei pouco com a equipe, devido a vários compromissos familiares, feriados e alguns probleminhas particulares. Na verdade, em 2009 ainda não "entrei de cabeça" na corrida, apesar de estar praticando o esporte como sempre.

Já no início do ano me propus a não fazer tantas provas como fiz em 2008. Estou determinado a priorizar algumas corridas, determinando aquelas que quero correr antecipadamente como o Circuito das Estações Adidas, a EconRun, a Run Series da Track&Field, Fila Night Run, 10 Milhas da Mizuno e outras de revezamento como a Volta do Lago e a Super 40, além da Ayrton Senna Racing Day. Na verdade, o que estou pretendendo mesmo é fazer no máximo 2 provas por mês. E é isso que tenho seguido. Vamos ver no 2º semestre quando as competições dobram de quantidade.

Bem, vamos a corrida da União Européia. Não pretendia fazer a prova não, mas incentivado por um amigo, acabei me inscrevendo. Foi uma prova interessante. Não estava tão cheia, mas contou com vários atletas de elite de Brasília, mas o clima estava quente. Há muito os corredores defendem junto aos organizadores de provas que elas comecem às 8h e não às 9h. O sol fica quente e o desgaste para nós corredores é maior, principalmente numa cidade de clima seco como a capital federal. 

A prova se caracteriza por uma descida de 5k, não tão íngreme, e uma subida de 5k, bem elevada. E na subida, para "sorte" nossa, um vento contra batia, bom para refrescar o corpo,  ruim por que dava mais resistência para seguir correndo. 

Até o 9k consegui fazer o percurso em menos de 4min/km, o que faria eu chegar perto do meu recorde pessoal. Mas no último quilomêtro, quando geralmente sou mais forte, eu reduzi demais e acabei fazendo o mesmo em mais de 5min, o que fez eu completar a prova com 50min.

A organização da prova vacilou apenas na hora da inscrição já que alguns atletas, como eu por exemplo, não tiveram o seu número e chip entregues no dia anterior, quando da entrega do kits como proposto pela organização. Simplesmente não registraram nossa inscrição. Mas tudo certo pois no dia pegamos o que faltava com tranquilidade, já que organizaram uma maneira tranquila de fazer a entrega.

No mais, distribuição de água perfeita, com 4 postos no percurso. Sinalização bem organizada, com cones e pessoas, além de placas e cronômetros registrando o tempo de cada quilômetro, medalha bonita e bom kit de reposição. Valeu a pena correr.

Agora é a Fila Night Run, prova esperada por muitos na cidade e que veio pra ficar.

Boas passadas.  

Nenhum comentário: