quarta-feira, 29 de abril de 2009

RESPIRE PELO ABDOME

E aí, corredor?!

Como vocês já devem ter percebido, minha "revista de cabeceira", aquela que leio e assino e cujas matérias fazem parte, resumidamente, de alguns posts deste blog, e a Revista O2. Só que resolvi, passando pela banca de revistas e depois de ver a capa, adquirir a Runners deste mês de abril, que me conquistou por conta de uma série de manchetes interessantes, que prometo colocar aqui no E AÍ CORREDOR.

A primeira delas é sobre o "Poder dos Pulmões", conforme o título da matéria. 

Em uma corrida exaustiva a gente sempre tem que ficar preocupado com a respiração. Manter os movimentos ritmados, não só de pernas e braços mas também da mecânica inspiração X respiração são fundamentais para desenvolver uma corrida confortável e prazerosa.

Mas não é sempre que estamos preparados para "manter este ritmo". Aliás, em treinamentos sempre nos esquecemos justamente de cadenciar o ritmo da respiração da forma mais propícia para o desenvolvimento de nossas passadas. E isto varia de pessoa para pessoa.

Um dos problemas apontados pelos treinadores no momento da respiração é que, a maioria de nós respira pelo tórax e não pelo abdome. Dessa forma, afirmam, não conseguimos a "plena respiração", quando respiramos profundamente e, consequentemente, nos permite inspirar mais oxigênio para suprir os músculos.

Músicos e atores são treinados a utilizar esta técnica de respiração para melhorar suas performances na hora de atuar. Ajuda a ter mais fôlego.

Abandonar o hábito de respirar pelo tórax pode ser difícil. Uma das formas é tornar este tipo de respiração o habitual. Quando não estiver correndo trabalhe a respiração pelo abdome. Alguns corredores de elite utilizam-se do pilates para aumentar a flexibilidade, fortalecer a musculatura do abdome, quadril e coluna e melhorar a respiração. Existe ainda a prática de Ioga.

Boas passadas !

Fonte: Revista Runners - edição de abril/2009

Nenhum comentário: