sexta-feira, 17 de abril de 2009

CORRER. VERBO DE AÇÃO

E aí, corredor?!

Correr. Verbo que vem sendo conjugado em todos os tempos por mim nos últimos anos - passado, presente e futuro. Em cada passada dada no asfalto, na grama, na areia e até na água, em treinamentos de reforço. Em cada dia de sol, chuva, ventos fortes ou brisas tranquilas.

A corrida virou o meu esporte, a minha principal e única prática, a minha obsessão saudável. Praticava esportes, mas sem regularidade, principalmente por que minhas opções eram atividades que necessitava de algum esforço que não dependia da minha pessoa. Futebol, volei, peteca, badminton, esportes onde, além da necessidade do espaço, ainda precisava de mais pessoas para praticar. Natação, que preciso da piscina. Bicicleta, cujo problema maior era como carregar a magrela?

A corrida nunca foi minha paixão até então. Aliás, nem passava pela minha cabeça usar a corrida como prática esportiva. E nem imaginava como ela ia tomar conta da minha vida da forma como está tomando. 

Num período conturbado da minha vida, precisando encontrar alguma forma de desestressar, de liberar as tensões. Uma maneira de me "transportar" e sair do mundo real, não pensar em nada, ficar concentrado em apenas um ponto, focado. E, sem querer, comecei a correr. E instantaneamente tudo isso veio. No começo, o lance de querer correr e me concentrar na melhor passada, respiração, na música que estava ouvindo, na paisagem. Depois apenas em fazer o melhor, em deixar o tempo passar. Mas, enfim, focado, longe, só eu e eu.

Depois, comecei a participar de provas. Primeiro de 10k, depois de 5k e novamente de 10k. Atualmente tenho já x provas no meu currículo, e estou focado na distância de 21k. Já corri os 18k da VOlta da Pampulha e fiz recentemente 21k na Meia Maratona Internacional da Caixa, em Brasília, cidade onde moro. E, desde de 2008, participo de uma equipe de corrida, um grupo que busca a saúde física e mental sempre.

O prazer da corrida é realmente total. Puxei e influenciei irmãos e outros amigos para a prática. E tenho sido influenciado a aumentar minhas distâncias pelos colegas corredores.

É só alegria meus amigos. E recomendo esta sensação de prazer a todos que queiram se divertir. Quero mais, e este ano pretendo ainda fazer pelo menos mais uma prova de 21k, se tudo der certo no Rio, em setembro.

Nenhum comentário: