segunda-feira, 13 de abril de 2009

CORRIDAS NA DISNEY - FESTA DE BRASILEIROS

E aí, corredor?!

Muitas vezes quando a gente que corre começa a pensar em uma prova internacional para fazer, vem logo à mente a Meia Maratona de Buenos Aires, pela organização e custo mais baixo, e depois Berlim, Boston, Chicago, Nova York, África do Sul, Honolulu.

Mas, lendo os vários relatos de corredores nas revistas especializadas elegi a minha competição exterior, que, se Deus quiser, um dia ainda vou fazer. Trata-se das corridas de janeiro da Disney, em Orlando, na Flórida.

Tenho motivos de sobra pra pensar assim. Conheço alguns parques da Disney no local e sei que deve ser muito legal correr naquelas pistas, passando por locais que lembram histórias que recordam a nossa infância. 

O evento da Disney já tem 16 edições completadas e a cada ano recebe mais corredores. E os brasileiros são, já a algum tempo, a segunda maior delegação estrangeira. Em 2009 foram 320 brasileiros e o país que nos supera é apenas o vizinho Canadá, que teve 939 participantes.

São 5 eventos realizados na chamada Disney Marathon Weekend, que em 2009 ocorreu durante os dias 9 e 11 de janeiro. Além da feira de esportes, a semana de atrações acontece na sexta-feira com a Circle of Life 5k, prova de 5 km realizada no Animal Kingdom. No mesmo dia as crianças correm na pista de atletismo do Wide World of Sports o Disney's Kids' Races e a Mickey's Narathon Kids' Fest.

Para os adultos a brincadeira começa no sábado. Às 5h50 da manhã é dada a largada da meia maratona, no Epcot Center onde que cruzar a linha de chegada leva uma medalha do Pato Donald. No domingo é a vez da maratona, no mesmo horário e local e  a medalha recebida aos que completam é a do Mickey. Mas quem quiser um desafio ainda maior pode levar uma terceira medalha recebida pela conquista do Desafio do Pateta, ou Goofy Race and a Half Challenge, que nada mais é do que fazer a meia do sábado e a maratona do domingo.

Além da bela festa realizada e da alegria estampada em cada um dos participantes e familiares, para nós brasileiros o evento tem um motivo de orgulho. Em 2009,12 brasileiros conseguiram um lugar de destaque no pódio da maratona e da meia maratona, incluindo o campeão geral do prova, Adriano Bastos. Ou melhor, hexa campeão.

O bom da prova é que, mesmo que não corre, curte o evento, já que, indo com uma semana, mínimo necessário para curtir tudo e se preparar para as provas, incluindo aí a retirada dos kits, dá para passear pelos diversos parques de Orlando.

Por isso o evento da Disney ter se tornado uma meta para este amigo de vocês aqui. Quem sabe poderei daqui a alguns anos levar para casa uma medalha do Pato Donald no peito.

Um comentário:

Ivanilson disse...

É coronel Caique essa é a prova dos sonhos de grande parte dos corredores, nos quais eu me incluo.