sábado, 5 de junho de 2010

CORRENDO COM O AILTON

E aí, corredor?!

A corrida tem me proporcionado muitas coisas boas: grandes amigos, novos hábitos, mais saúde, força física, satisfação pessoal.

Mas uma das coisas mais incríveis proporcionadas pela corrida aconteceu na Volta do Lago Caixa deste ano quando o nosso treinador Nirley escolheu a nossa equipe para corre junto com Ailton, um atleta cego que teve como guia Walter.

Ailton é uma fera das pistas. Corre tão bem quanto muitos de nós que temos total visão. E adora o esporte, mas as oportunidades não são muitas para ele que é cego. A maior dificuldade é encontrar um guia que possa conduzí-lo na hora de treinar e correr.

O guia são os olhos do atleta cego e depende dele o desempenho do atleta. Através de uma espécie de elástico, Ailton fica preso ao guia e por ele é conduzido. Eles vão se conversando o tempo todo para saber se o ritmo está forte ou não.

Foi assim que Walter e Ailton fizeram brilhantemente dois trechos da Volta do Lago 2010. Os trechos foram escolhidos especificamente por que eram mais seguros, adequados a um atleta cego. O primeiro, Clube do Congresso/Deck Norte, um percurso de 8k com uma ciclovia que dava tranquilidade para os atletas correrem. 

Depois, mais à frente, eles fizeram um trecho difícil, o da Ponte JK/QL 16 do Lago Sul. Os dois trechos eram difíceis, assim como todos da Volta do Lago. Mas Walter e Ailton fizeram os dois brilhantemente.

Nós todos havíamos, no final de semana anterior a prova, corrido junto com a dupla o segundo trecho que eles fizeram, para reconhecimento do percurso e entrosamento dos atletas, além de uma reportagem especial que uma emissora de televisão fez com a equipe e ali mesmo pudemos sentir que seria um dia especial.

E a maior emoção, na verdade, era nossa, outros atletas da Equipe X, do nosso octeto ou não. Era emocionante, ver a chegada dos dois e saber das dificuldades que Ailton superou para poder estar ali. E só podemos ser gratos ao Walter por fazer este papel de guia.

Nossa equipe, como já mencionei, não só fez uma grande prova como quebramos nosso recorde pessoal, terminando a prova me 8h32. E desta vez sem penalidades. 

Valeu equipe e principalmente Walter e Ailton, por me proporcionar uma Volta do Lago verdadeiramente ímpar.

Boas passadas. 

Um comentário:

Unknown disse...

Sou atleta corredor, costumo correr 10 km e tenho interesse em ser guia.
Qualquer interessado entrar em contato jsricardo@live.com