sexta-feira, 27 de agosto de 2010

4 ANOS DE CORRERIA

E aí, corredor?!

Dia 25 de agosto completei 4 anos na prática regular desta fantástica atividade física, a corrida de rua, que adotei e que me adotou como um dos seus adeptos. Estabeleci a data oficial como sendo este dia por que foi nele que em 2006 fiz a minha primeira prova oficial, a Corrida de Duque de Caxias, um dos eventos que fazem parte das comemorações da semana do Exército brasileiro.

Comecei, de cara, fazendo os 10 km, ao invés de iniciar com os 5k, distância que também fazia parte da prova. Mas nos meus primeiros anos, não tinha a orientação nem o apoio de uma assessoria esportiva e de uma equipe de amigos, que vim a participar somente em 2008, quando resolvi ser um dos integrantes da Equipe X.

De lá para cá já participei de 83 corridas no total, sendo destas 16 não oficiais, inclusive aquelas idealizadas por mim junto com muitos amigos, e 67 oficiais, sendo a última no domingo passado, quando corri os 21k da Meia Maratona Internacional Caixa Cidade do Rio de Janeiro. Foram muitas provas de 10 km, outras tantas de 5 km, 4 Meias Maratonas e 1 Maratona, cujo desafio venci este ano, também no Rio de Janeiro, em julho passado.


Corri principalmente no asfalto, na praia de frente para o mar, na calçada, em trilhas, debaixo de muita chuva, com tempo nublado e com o sol à pino, em Brasília, no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, Belo Horizonte. Sozinho e acompanhado. Em corridas simples ou de revezamento. De tênis ou mesmo descalço. De noite ou de dia.

Vi a evolução das provas de rua na cidade onde moro, Brasília. Quando comecei, em 2006, a maioria era organizada pelos militares e pelo Governo do DF, com custo de R$ 15,00 a inscrição. Já em 2007 algumas provas famosas que só aconteciam em São Paulo e no Rio de Janeiro começaram a ser trazidas para a cidade, como a TracK&Field, mas foi em 2008, com a vinda das provas do Circuito das Estações Adidas e das 10 Milhas da Mizuno, que este boom aconteceu, encarecendo inclusive o preço das inscrições, mesmo das oficiais, que de R$ 15,00 passaram a custar R$ 35,00 ou R$ 50,00 e até R$ 80,00, como a Run Series Track&Field.

Isso por que o número de pessoas que adotaram a corrida como esporte oficial só cresceu. Brasília é hoje um dos principais pólos do esporte no Brasil, tanto em número de provas como em quantidade de praticantes. Dizem, é até o segundo do país, sendo barrado apenas por São Paulo. Não tenho esta estatística oficial por isso não confirmo, mas que a capital federal é um dos maiores centros da corrida de rua do Brasil isso é inegável.

Cresci na corrida. Iniciei minha performance correndo os 10k em 57 minutos. Na prova, meu objetivo era fazer a distância em menos de 1h, o que consegui. Depois fui vagarosamente quebrando meus recordes pessoais chegando aos 49min nos 10k apenas em 2007, ainda sem supervisão do treinador e amigo Nirley. Depois de entrar na Equipe X até a minha idéia do que queria nas corridas mudou. De um cara que queria apenas quebrar recorde mudei meu objetivo para buscar o prazer de correr em todas as provas, e passei  a não exigir demais do meu corpo, mas correr sempre num estado de conforto supremo, usando como lema o meu "devagar e sempre" (evoluir, mas naturalmente para poder correr por muito tempo). Se quebrasse tempo, seria uma consequência natural da evolução do meu condicionamento. E consegui, apenas neste ano de 2010, a baixar meu tempo e tendo atualmente como recorde pessoal nos 10k 45min27 da Capital Run Night.

As minhas maiores realizações trazidas pela prática da corrida de rua foram, desde 2006, além é claro, da saúde, os grandes amigos e a descoberta de um esporte que comecei a correr sem nenhuma vontade e que hoje fiquei viciado. Além disso, começar a fazer o E AÍ CORREDOR. Este deve ser o décimo blog que faço mas é de longe o mais duradouro e o que me dá mais prazer. E até fui surpreendido com o convite para ele estar encartado entre os blogs do site da Federação de Atletismo do DF. Uma realização.

Em termos de prova, minha maior realização foi, sem dúvida nenhuma, os mais de 42 km da Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que fiz em julho deste ano, em 4h11min. Uma prova de total superação, onde nem as fortes dores na panturrilha me impediram de completá-la. A primeira que me fez ter planos de fazer pelo menos uma a cada ano. Espero ano que vem poder estar lá no Rio de novo ou, se for possível, correr fora do país. 

Aliás, metas mostraram-se importantes para que o "pique" de treinar nunca cessasse. Primeiro foram as quebras de tempo, depois as distâncias. Sempre depois de uma prova procuro visualizar outra para manter "a pegada" no treinamento. Já foram minhas metas a Volta do Lago Caixa (este ano, nossa equipe conquistou até um troféu de 3º lugar), a Corrida da Pampulha e Belo Horizonte/MG, a 10 Milhas da Mizuno, a conquista da mandala do Circuito das Estações Adidas, a Meia Maratona e finalmente a Maratona. Ano que vem, a meta é mais uma maratona ou duas, se puder, sendo uma fora. 

Mas hoje sei que só paro de correr se tiver uma lesão que me impeça de praticar o esporte. Não me vejo mais sem correr, sem praticar este esporte que tanto prazer me dá. Correr virou algo essencial, como, sem exagero, respirar para mim. Adoro a festa de uma corrida, curto demais estar com os amigos, e entra em várias corridas naqueles estado que os praticantes do Yoga chamam de nirvana. Totalmente fora do mundo, concentrado apenas em correr.

A verdade é que atualmente tenho 2 datas de aniversário: 3 de maio, quando comemoro minha data natalícia, e 25 de agosto, ano que nasci para a corrida. Exagero, pode até ser, mas é isso que representa para mim esta data. Correr hoje para mim é fundamental.

Obrigado, amigos, pelo apoio e garra que me passam, obrigado pelos incentivos. Obrigado professor e amigo Nirley pelas orientações e paciência. Obrigado a minha família, minha primeira incentivadora quando dei minhas primeiras passadas no condomínio onde moram. Obrigado Deborah, minha ex-esposa, pelos anos de apoio e incetivo e mesmo agora, com o fim de nosso casamento, mas o começo de uma amizade cheia de cumplicidade e apoio, tenho certeza. Obrigado atualmente a todos da Equipe X, aos MuiXquitos, grandes parceiros de montagem das Corridas sem Compromisso e que abraçam a idéia comigo (temos que recomeçá-las este ano). Tenho que agradecer especialmente a Jane, que tanto apoia estas loucuras nossas, Jailto e Maria, casal nota 1000, Garotinho Cássio e família, uma outra família que tenho. Giovanna, Hamilton, Bel, Juliano (tá sumido das corridas, mas é amigo demais). Mais recentemente à Aline, que me apoiou nos treinos para a Meia do RJ deste ano. E, enfim, todo mundo. E a Deus, sempre. E a todos os leitores deste Blog, principalmente aos seguidores que me acompanham por aqui e me motivam a escrever mais e mais.

Sim, quero pedir obrigado por que são 4 anos que nem esperava que acontecessem. Não pensei que iria durar no esporte, por que já pratiquei tantos e acabei meio que desistindo de todos. E ainda por cima nunca pensei que um dia fosse gostar de correr. E hoje, vejam só, não me vejo sem (rsss).

Que mais 4, 5, 10, 20 anos venham. Que eu possa seguir no esporte por muito, mas muito mais tempo mesmo. Que eu possa correr onde tenho vontade: Nova York, Paris, Berlim, Disney. Principalmente que eu possa correr muito, dar minhas passadas, correr em um longão da Equipe X, em uma Corrida Sem Compromisso com os Amigos. Deus me ajude, me dê saúde e me proteja para realizar essa minha principal meta de correr por muito tempo ainda.

Boas passadas.

Nenhum comentário: