domingo, 1 de abril de 2012

MEIA MARATONA INTERNACIONAL DE BRASÍLIA: EU FUI!

E aí, Corredor?!

Hoje foi o dia da Meia Maratona Internacional de Brasília. Prova que corro desde 2009 e que foi a minha estréia na distância. Lembro bem que naquele ano foi bem complicada a prova e quase não consigo terminá-la. Quem me ajudou nos quilômetros finais foi o grande amigo Orion, que este ano foi para Belo Horizonte encarar a Golden Four Asics na capital mineira.

Hoje a prova trazia os mesmos igredientes da de 2009. Calor, muita gente envolvida e a expectativa de fazer uma boa prova. A gramde diferença é que conheço bastante o percurso e sei de sua dificuldade. Subidas em excesso e paisagem monótona, o que tornaria o desafio ainda maior, como sempre.

A prova teve início às 8h, mas isto para os atletas de elite e cadeirantes. Para nós, galera, pelo menos 20min para ser dada a largada. E estava cheio. Passei com mais de um minuto depois de iniciada a prova pelo pórtico. E ainda tinha uma multidão atrás de mim.

A prova começa no Eixo Rodoviário Norte, na altura das quadras 05. Partimos em direçãõ ao Eixo Rodoviário Sul, passando pelo Buraco do Tatu. No Eixo Sul, uma descida branda até o seu final, na altura das quadras 16. Mas tudo que desce sobe, e na volta encaramos a sunida. São 12k de Eixo sul mais 9k no Norte para completar os pouco mais de 21k da meia (21,09k, para ser exato).

Depois de fazer o Eixo Sul voltamos ao Buraco do Tatu para seguir pelo Eixo Norte afim de terminar a prova. Corremos até a altura das quadras 09, passando pelo local da largada/chegada. Aí, voltamos para os últimos quilômetros, feitos na pior subida do percurso, a final, quando estamos extremamente cansados.

O percurso é feito de mais subidas que descidas. São 21,09 km bem difíceis, por que te fazem pensar muito. Não existe disttração na paisagem, e a gente acaba se concentrando na corrida e pensando muito nela e em outras coisas. Fiz uma corrida bem concentrado e mais uma vez não tive problemas de "sabotagens" psicológicas. Acho que realmente fiquei livre disso, por que os 21k são uma prova dura, complicada, e um ótimo teste para a Maratona que vem por aí.

Terminei em 1h48, o mesmo tempo que consegui no Rio e na Golden Four ano passado. Não superei tempo, mas me senti bem, terminando no quilômetro mais complicado forte, subindo sem problemas e com rapidez os cerca de 1,5 km final. Talvez até tenha batido meu recorde se levar em conta que tínhamos, na verdade, 21,600k e não 21,09k como seria o certo.

A prova, teve uma organização quase impecável. muita água durante todo percurso, isotônico em 3 pontos - no final do Eixo Sul, no último km, na temida subida e na chegada. E sempre gelado, revitalizante.

o único problema foi o público presente à prova. Ciclistas que usavam a pista para andar, já que é um local público e aberto para o lazer aos domingos, mas que não tinham a consciência de andar mais para o canto afim de não atrapalhar os corredores. Quase fui atropelado por um deles. E no final, nos últimos 200m, me vem um garoto atravessando na entrada do funil da chegada com seu cachorro, lentamente, indo na frente seus pais que não estavam nem aí que ele estava atrapalhando e correndo risco de ser atropelado por um corredor desatento. 

Mas foi uma excelente  prova. A melhor mesmo já feita pela Caixa em Brasília.

Boas passadas.

Nenhum comentário: