domingo, 9 de dezembro de 2012

CORRENDO 18K PELO LAGO NORTE

Sérgio, Gracie, eu (Caique) e Aline depois dos 18k
E aí, Corredor?!

Última etapa de 2012 do Circuito das Estações Adidas acontecendo, Corrida Contra a Corrupção também, mas eu a alguns amigos resolvemos fazer a nossa corrida. E foi assim que aconteceu a 57ª Corrida Sem Compromisso do E AÍ CORREDOR.

Eu (Caique), Sérgio, Aline e Gracie nos encontramos para correr um percurso bem conhecido: ciclovia do Lago Norte. Distância total proposta de 18 km.

Em um dia quente de primavera, saímos para correr às 8h, largando da QI 9 do Lago Norte. Nosso sentido foi direto para o começo do bairro, até próximo a QI 2 (Shopping Iguatemi e Deck Norte). De lá, voltamos passando novamente pela QI 9 e indo até o final do Lago Norte, no Parque das Garças. Depois, voltar até o ponto de largada, a já mencionada QI 9.

O percurso não é totalmente desconhecido por nós. Na verdade, eu mesmo já corriaalgumas vezes lá. Na Volta do Lago temos dois trechos ali, um que sai da QI 2 e vai até o Parque das Garças e outro do Parque das Garças até o Deck Norte, na QI 2. Eu já fiz os dois em anos diferentes.

Também já corremos ali como treino para a Maratona no início deste ano. No caso de Sérgio e Gracie, mais de uma vez. Do grupo, apenas Aline nunca correu ali. E ela se surpreendeu com as muitas subidas do percurso.

Aliás, foi Aline que nos preocupou, já que no início ela sentiu uma forte dor na panturrilha que a fez ficar para trás e andar. Mas, quando estávamos na QI 2, já pegando o caminho de volta, eis que ela surge, correndo forte e rápido, totalmente recuperada. Parecia que a dor era um problema de ácido lático "travando" o músculo. No que ela fez um rápido alongamento, passou a correr em um terreno mais nivelado, na calçada, e deu um tiro, imprimindo um ritmo mais forte, a dor foi embora. 

Fizemos 3 paradas para hidratação e uma apenas para explorar o Parque das Garças. As paradas aconteceram, basicamente, a cada 5k, o que foi fundamental por que o calor estava forte e a gente contava no planejamento com estes pontos, por que senão não conseguiriamos fazer os 18k.

O percurso não é fácil. Muitas subidas e algumas descidas, além de um piso desnivelado na ciclovia, que pode realmente trazer problemas já que faz a gente forçar um pouco mais a panturrilha, fazendo a gente correr errado. O pior mesmo é o psicológico, por que encaramos basicamente uma grande reta, onde conseguíamos ver o que nos esperava. Além do que, na reta parece que a gente está lento.

Tempo total do longão: 1h47. Ritmo médio de 5min59. E mais um ganho no nosso condicionamento e qualidade de vida. Chegamos todos inteiros, e já querendo programar a próxima corrida. 

E, depois de mais uma corrida deste tipo, parece que este vai ser o nosso foco em 2012: Corridas Sem Compromisso, em lugares diferentes da cidade.

Quem quiser pode chegar.

Boas passadas.

Nenhum comentário: