quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CORRIDAS, CORRIDAS E MAIS CORRIDAS


E aí, Corredor?!

Este ano, com certeza, tivemos um recorde de realizações de corridas de rua em Brasília. tivemos finais de semana com 4 corridas, algumas delas no mesmo dia. Calculo que tenham ocorrido umas 70 provas na cidade.

E dezembro não vai ser diferente. Iniciamos o último mês do ano com corridas acontecendo em Brasília “a rodo”. No domingo, dia 02, a 3ª etapa do Circuito Athenas reuniu milhares de corredores no Eixo Monumental para os percursos de 21, 10 ou 5 km.

Já neste domingo, dia 9, o que vai acontecer é a quarta e última etapa de 2012 do Circuito das Estações Adidas, a prova preferida de todos os corredores brasilienses. Como todos sabem, o circuito Adidas é composto por 4 etapas, uma celebrando cada estação do ano: começa com a de outono em março, depois a de inverno em julho, primavera em setembro e finalmente a de verão, em dezembro. As distâncias são sempre as mesmas, de 5 e 10 km e sempre no mesmo percurso. A proposta da organização é que o atleta possa analisar sua evolução durante o ano, ficando mais fácil comparar isso se todas as provas forem realizadas nas mesmas condições.

Outro atrativo da prova é a mandala, espécie de troféu formado apenas pelo atleta que corre as 4 edições do circuito no mesmo ano. Em 2010 fiz a minha, que está exposta em casa e foi bem legal poder incluir este prêmio entre as minhas medalhas de provas.

Também no dia 9 será a vez da Corrida e Caminhada contra a corrupção. Organizada mais para conscientizar o público da importância de todo cidadão ficar “de olho” numa das principais mazelas do país, a desenfreada corrupção que acontece em todas as esferas públicas e privadas, principalmente no meio político. É a corrida sendo utilizada como forma de protesto, sendo o elemento aglutinador das pessoas para defesa de uma causa.

Outra prova excelente que acontece neste domingo é a tradicional Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, que este ano esta recheada de novidades. Mudança da largada e chegada, que este ano acontecerá ao lado do Mineirão, aumento da distância para 18,650 km. Além disso, o sentido da corrida será o anti horário. Tudo para dar uma "apimentada" numa das provas mais populares do país.

E vão acontecer mais provas: Corrida e Caminhada Contra o Câncer, Zero Hora e não sei quais mais. Isso é bom que populariza cada vez mais nosso esporte, que a cada ano ganha  milhares de novos adeptos.

Boas passadas.

Nenhum comentário: