quarta-feira, 7 de agosto de 2013

PARABÉNS, MARATONISTAS !!!

Maratona do Rio 2013
E aí, Corredor?!

Hoje, 07 de agosto, é o dia do Maratonista, daquele que ultrapassou a barreira da consciência no ato de correr e fez mais do que o corpo deve fazer, segundo os médicos. Do cara que resolveu passar por cima de tudo e encarar o desafio de vencer a distância mágica e amedontradora dos 42,195 KM.

Todo o corredor, depois que é mordido pelo "bichinho da corrida", sonha em correr uma Maratona. Vencer o "medo" não é fácil, mas depois de encarado o desafio, parece que tudo muda na vida da gente. 

Brincadeiras a parte, não é fácil. Posso dizer por experiência própria, a decisão de fazer uma maratona tem que ser bem refletida, por que não é tarefa fácil. Mesmo antes, nos treinos, a gente é exigido constantemente. São finais de semana seguidos correndo distâncias enormes. E semanas fazendo treinos variados de força, volume, regenerativos. Uma bateria de exercícios que fazem você sempre pensar se vale à pena.

Acordar de madrugada para correr vira um hábito. Abrir mão da vida social apenas para encarar o desafio é comum. Passar por anti-social com os amigos acontece.

Mas depois tudo é alegria. A superação é fantástica e parece que gira uma chave na sua vida de corredor e muita coisa muda. Se você gosta de correr e pode, aconselho, faça uma Maratona! Nem que seja apenas uma. Só para poder sentir toda essa emoção que a prova nos passa.

Corri três maratonas e, mesmo as três terem sido no mesmo percurso e na mesma cidade, Rio de Janeiro, nenhuma foi igual à outra.

Em 2010, fiz a prova na raça ( e na louca ), sem treinamento específico, sem conhecer como seria, totalmente despreparado física e psicologicamente. Venci, mas com uma traumática contração na panturrilha que me fez trotar 6k e ficar com um trauma.

Tanto que só encarei novamente a distância em 2012, dois anos depois. E isso graças à insistência dos amigos, que queriam formar um bom grupo para treinar e fazer a prova. Foi minha mais feliz corrida. Terminei inteiro, "voando", leve. Uma prova inesquecível!

Este ano fiz minha terceira Maratona. A diferença foi que, apesar de estar preparado, tive que encarar a corrida com um esporão calcâneo me atormentando as ideias. Ele não me maltratou durante a prova, mas foi meu companheiro em boa parte dos treinos e ainda hoje se manifesta nos meus treinos. Terminei, feliz, inteiro não fosse essa lesãozinha anterior. Mas foi uma prova incrível.

É uma prova mágica mesmo. Lembro de cada detalhe de todas as provas. De onde consegui desenvolver melhor meu ritmo, o que me afetou mais para ter a contratura na panturrilha, onde o visual era mais incrível, onde poderia me preservar mais. 


Para sentir toda a sensação tem que correr. Descrever em palavras é impossível por que o mais maneiro é sentir toda a emoção de vencer o desafio. 

Por isso, parabéns sim, amigos Maratonistas. Pelas madrugadas de companhia nos treinos, pelo incentivo, pelos conselhos, por participar destes momentos únicos. 

Valeu amigos Nirley, Jailto, Ivan, Ivanilson, Tiãozinho, Paulinho, Edna, Susete, Chamon, Eduardo, Gislene, Nati, Grace, Sérgio, Rafael, Thaís, Cássio, Mateus, que correram comigo estas Maratonas.

E a todos os amigos virtuais, seguidores ou leitores, valeu e parabéns. 

Parabéns pelo seu dia, Maratonistas e futuros Maratonistas!

Um comentário:

ivana. disse...

Tudo isto que escreveste é muito verdadeiro, estas 'renúncias' são uma constante ... Meu carinho e parabéns pelo dia de ontem.