domingo, 1 de setembro de 2013

5K NO CORUJÃO

Medalha da Corrida do Corujão 
E aí, Corredor?!

Final de semana de muito agito esportivo. Corrida noturna e pedal para animar a noite e o dia.

Sábado, 31 de agosto, foi dia de encarar 5 km no Corrida Noturna Corujão, que aconteceu no Parque da Cidade. E no dia seguinte um pedal de 30K saindo de Águas Claras e indo até o Clube da Caixa, voltando depois de metrô. Tudo em Brasília.

Corujão - A Corrida Noturna do,Corujão apareceu sem querer na agenda do final de semana. Ganhei uma inscrição e lá fui eu encarar a prova. E por indicação do treinador, corri 5k. Como estou voltando de um repouso forçado e ainda sinto um pouco a lesão que me obrigou a esse repouso, Nirley me orientou a correr no máximo 5 Km, para poder voltar depois mais forte e com a biomecânica bem adaptada a minha nova forma de correr, evitando muito impacto no calcanhar. Fiz 6k na Music e Run, um quilometrozinho a mais que o recomendado pelo treinador.

O percurso da prova teve três momentos: a largada, na pista de carros do Parque. num terreno plano, mas lotado de corredores - a prova teve 1500 inscritos. E eu larguei, para variar, lá da " rabeira" do pelotão pois iria começar a prova bem mais lento, como forma de me aquecer.

O segundo momento foi a subida, a partir do quilômetro dois. A gente entrou pelo estacionamento 10, onde a Equipe X treina, passou pelo gramado, pegou a pista interna do Parque, onde temos a ciclovia e onde corremos, passamos pela ponte do lago e seguimos já voltando. Daí entramos no estacionamento do Pavilhão de Exposições do Parque e pegamos a pista principal novamente.

Neste trecho, só subida. Não muito intensa, mas subida. Eu, que comecei lento e frio, senti o calcanhar um pouco no inicio. Mas depois do primeiro KM já estava zebrado e imprimindo um ritmo forte, de passada larga, pisando com o plantar. Mesmo na subida tentei manter este ritmo. E fui bem, ainda mais por estar sem treinamento pesado.

A subida foi até os 3K de prova mais ou menos. Daí, começamos a descer quase até a chegada. Uma pequena subidinha foi reservada para o fim, de uns 500m mais ou menos. 

Para a galera dos 10K, mais uma volta pelo mesmo percurso. Para mim, foi entrar no corredor da chegada e comemorar. Acabei correndo pouco mais que 5K - deu 5,3K - e consegui impor um ritmo médio de 4:57min/KM. Tempo final de 25:33. Foi bom, ou seja, quase repeti o que fiz na Music e Run de Anápolis/GO, quando fiz os 6K em exatos 30min (ritmo médio de 5min/KM).

Pedal - Eu e Aline resolvemos, no domingo, pedalar. E nossa aventura de 30K começou saindo da casa dela, que mora também em Águas Claras, bairro próximo ao Plano Piloto de Brasília. O percurso passava pela boa descida da Av. Parque de Águas Claras até a ciclovia do Park Way. Seguimos até a EPTG, onde pegamos a marginal na contramão dos carros, estratégia que se mostrou equivocada depois.

Na EPTG encaramos a maior subida do percurso, que vai da entrada da pista do Jóquei Clube até quase o bairro Lúcio Costa. Depois, só alegria numa descida reconfortante. A EPTG também foi o ponto de maior tensão, com muitos carros e ônibus acelerados. Mas tudo certo.

Seguimos pela via até o Parque da Cidade, que atravessamos para pegar o Eixo Monumental. Depois, Eixão Norte até as quadras 208/408, quando saímos do Eixão e seguimos até a L2 Norte, que só atravessamos para pegar a pista da Unb. Tudo descida até o Clube da Caixa, nosso destino final.

Correr e pedalar são dois esportes que me conquistaram, correr, há muito tempo. O pedal vem fazendo parte da minha rotina esportiva este ano e já me conquistou. Os dois são excelentes exercícios.

Boas passadas.

3 comentários:

ivana. disse...

Que linda a medalha, amigo ! Meu carinho e bons treinos.

Sérgio disse...

Essa eu quero correr no ano que vem!!!!

Unknown disse...

Grandes amigos.
O grande lance desta corrida foi voltar a participar de uma prova, mesmo que correndo 5 Km. Bom demais mesmo. Precisava deste estímulo para voltar às minhas passadas. A readaptação não está fácil, mas é isso aí. Calma neste final de ano para voltar bem ano que vem.

Valeu amigos !!!