domingo, 8 de dezembro de 2013

CIRCUITO ADIDAS TERMINANDO A TEMPORADA 2013

Olha a galera aí na última etapa do Circuito Adidas em Brasília.
Da esquerda para direita: Nati, Gislene, Chamon, Sueli, Orion, Margaret
Liliane e eu (Caique), no fim da prova 
E aí, Corredor?!

Como é bom correr! Voltar a competir e sentir o clima de uma prova. Dar as passadas ao lado dos amigos, ouvindo suas histórias e contando as minhas. E conhecendo e vendo cada vez mais gente envolvido neste nosso mundo de saúde e energia positiva. 

Hoje corri Circuito das Estações Adidas - Etapa de Verão, última a acontecer em Brasília neste ano de 2013. Desfrutei do "Espaço Caixa", destinado a clientes e funcionários sorteados com inscrições da prova. Ali, pude repor as energias, fazer uma massagem pós-prova e conversar . . . Ah, isso sim! Bater aquele papo com os amigos.

A corrida, como sempre, é realizada na Esplanada dos Ministérios, no mesmo percurso que existe desde a sua estreia na cidade - tivemos alguma mudanças, mas 90% das provas do circuito utilizaram o mesmo percurso que o de hoje.

Percurso - A largada é realizada na altura da Catedral. De lá, descemos toda a Esplanada, passamos pela Praça dos 3 Poderes, correndo em um trecho plano, e depois descemos até a altura do Corpo de Bombeiros. Para os que vão correr 5 Km, ali é a virada. Para os dos 10 Km, ainda tem mais 2,5K até o retorno que leva à Vila Planalto, na via que leva até os palácios da Alvorada (residência oficial do Presidente da República) e o do Jaburu (residência oficial do Vice-Presidente da República).

A virada da turma dos 10K e ali, neste retorno que dá acesso à Vila Planalto. Daí eles voltam, em um percurso de 5 Km de subida, que vai ficando gradativamente mais intensa até a subida do Congresso Nacional, parte mais íngreme e mais curta. Depois da rampa, subida ainda, mas menos intensa, até a largada. Apenas os cerca de 200 metros finais é que alivia, com o terreno voltando a ficar plano.

Para a galera dos 5K, o trecho de subida é metade, 2,5K, pegando tudo o que a turma dos 10K pega de dificuldade.

Minha prova - Corri, como tenho feito nas últimas provas, os 5 Km. Cheguei meia hora mais cedo, pensando na necessidade de realizar um aquecimento prévio. Peguei o chip com tranquilidade - isso acho um erro da Adidas, entregar o chip apenas no dia da prova, principalmente por que o uso do chip descartável já é bastante difundido hoje.

Peguei o chip, encontrei os amigos e bati um papo e, quando faltava 10 minutos para a prova começar, fui, junto com o amigo Orion, aquecer.

Larguei bem atrás, como tenho feito em todas as provas, já que minha intenção é correr leve. O único problema é que pego todo o tráfego da prova, com muita gente correndo mais tranquilamente. No caso das provas da Adidas, isso fica mais complicado ainda por que a prova atrai muita gente mesmo. Cerca de 5 mil corredores se dividem no grande espaço da Esplanada.  Mas faz parte. Paciência e vamos correndo, buscando sempre uma "brecha" para continuar correndo. 

Nos primeiros 2,5K, basicamente de descida, meu pace estava baixo, correndo a menos de 5min/km. Tudo bem, na subida recuperei a performance desejada, correndo a 5:30min/km. O tempo final de prova foi de 27:54, bem devagar se comparado a outras provas que já fiz. Se bem que, no meu relógio, a distância foi de 5,34 Km e não de 5K como deveria ser. Mas o melhor é que cheguei bem, sem sentir nada. 

Na verdade, a minha corrida toda foi buscando um ritmo que pudesse diminuir o impacto das passadas. A pisada, do meio para frente, já ficou automática. Agora é tentar usar mais as pernas, alargando a passada e tentando bater os pés o mais suave possível no chão. Até por que meu objetivo é voltar a correr mais que 5k ano que vem, e para isso tenho que me acostumar a um ritmo mais lento mesmo.

Assim, a prova foi confortável. Senti que meu condicionamento caiu - estou sem treinar a mais de um mês, só pedalando aos domingos quando dá, já que está chovendo demais - mas consegui desenvolver um ritmo confortável, chegando bem inteiro no final.

A minha grande preocupação mesmo era ver a reação do meu tornozelo depois de correr assim. E ele reagiu bem. Já começo a projetar 2014, voltando às pistas e fazendo uma nova meia maratona ou, quem sabe, até mais uma maratona.

Organização - Como sempre, a Adidas prima pela excelente organização. Kit bonito, composto por uma bola esportiva e a camiseta, além de brindes dos patrocinadores, e, na chegada, uma toalhinha e uma farta mesa para reposição. Frutas, água, isotônico à vontade para todo mundo. Tudo isso completado, é claro, pela desejada medalha de participação.

Para os 5K foram colocados dois postos de água no trecho. O primeiro, na altura do quilômetro 2 e o segundo quase no final, quando faltava cerca de 1K para a chegada. 

Amigos - Muitos amigos estavam presentes na prova de hoje do Circuito Adidas. De cara, encontrei o casal Gislene e Tião, que estão se preparando para o Desafio do Pateta 2014, na Disney. Depois, no "Espaço Caixa", Nati, Valkenis, Chamon, Susete, Sueli, Orion, Liliane, todos amigos da Equipe X.

Outros amigos estavam presentes: Margeret, Sérgio e sua esposa Tatiane, Lud, Paula e o irmão, Ana Fraga e outros mais, amigos dos amigos, que pude conversar bastante no "Espaço Caixa".

Bom demais! E que 2014 seja de um retorno gostoso a este mundo.

Boas passadas, amigos!!!!

Um comentário:

Sérgio disse...

A Color Run também foi muito legal. Creio que foi a corrida mais animada que já fui.