terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 - UM ANO MARCADO POR NOVAS CORRIDAS E UMA LESÃO

Meia Maratona da Disney, estreia em prova internacionais
E aí, Corredor?!


Primeira corrida internacional, primeira corrida de montanha, terceira maratona e cinco anos do E AÍ CORREDOR, primeira lesão. O ano de 2013 se mostrou bem emocionante e cheio de novidades, mesmo sendo ele o meu sétimo ano envolvido com o esporte.
2013 começou com uma estreia: corri a minha primeira prova fora do Brasil. E o palco escolhido foi a Disney World, em Orlando – EUA.
Já estava “paquerando” a prova desde 2010, quando li a matéria sobre a vitória do brasileiro Adriano Bastos. E percebi que seria uma corrida bem diferente de tudo o que eu havia pensado em participar. Primeiro, correndo fora do meu país. Segundo, correr nos parques da Disney, curtindo toda a magia que eles transmitem. E, finalmente e mais importante, poder correr com vários amigos, da Equipe X e de outras equipes.
A prova é realmente fantástica. Corri os 5K e a meia maratona no dia seguinte. São provas onde correr seria fácil não fosse tantas atrações colocadas pelo percurso. Personagens do mundo Disney, parques, iluminação, tudo para encantar os participantes, além da excelente estrutura de kit e organização.
Golden Four Asics no Rio. Onde a lesão apareceu
Voltando ao Brasil, a meta foi a preparação para curtir os Lençóis Maranhenses no carnaval com a Equipe X. E para isso, nada melhor que encarar duas provas: a Corrida de Reis, uma das melhores e mais cheias de Brasília, e a Meia Maratona das Pontes, a que possui o circuito mais bonito.
Depois, férias no Rio e momento de correr a Golden Four Asics fora de Brasília. Eu e Aline tiramos nossas férias na capital fluminense, e entre as atrações estava a meia maratona. Corremos com outros amigos, como Orion, da Equipe X. E acabamos fazendo mais que uma meia, na verdade, corremos uns 30 Km, continuando, depois de São Conrado, pela avenida beira mar, passando pela Niemayer e chegando ao Leblon, onde resolvi parar por que a dor do Calcâneo começara a se manifestar.
Lesão que me acompanhou o resto do ano. O esporão calcâneo, resultado de uma sobrecarga de corridas, me perseguiu, atrapalhando todos os meus treinos e corridas. Tive que mudar a passada, adquirir calçados novos, rever treinos. Não fiz muito até junho, quando iria encarar a minha 3ª Maratona no Rio. Mas depois dela, mais no segundo semestre, resolvi reduzir bastante meu ritmo de treinos e corridas.
Antes da Maratona, mais uma Volta do Lago Caixa, na equipe Condor Team. A novidade foi correr em um sexteto – eu, Rafael, Sérgio, Eduardo, Thaís e Gracie. Corremos na categoria aberta e foi uma prova fantástica de todos. Superação de cada um em cada trecho, como sempre.
K21 de Pirenópolis (GO), primeira corrida de montanha
Ainda encarei a Meia Maratona K21 de Pirenóplis. Eram 21k correndo em montanha e trilhas da cidade de Pirenópolis, em Goiás, passando por rios, morros, pedreiras, num sobre e desce incrível. Corrida emocionante e diferente mesmo.
Em, antes da Maratona, a Fila Night Race, prova noturna de primeira linha que aconteceu em Brasília, correndo muito mais que 5k.
Depois, a Maratona, 3ª da minha carreira e totalmente diferente de todas as outras. Com a lesão, treinei sempre abaixo do meu potencial, e ainda alternei com o pedal. Mas o principal foi o fator psicológico, o medo de não conseguir vencer os mais de 42 Km por conta da dor. Venci, fazendo em um tempo bem maior que ano passado, mas chegando feliz e inteiro ao final, já que não exigi demais. De qualquer forma, foi uma prova fantástica onde a superação mais uma vez se mostrou.
Em junho, logo depois da Maratona, comemorei os 5 anos de existência do blog E AÍ CORREDOR. Cinco anos de histórias, dicas, vídeos, amigos e muitas alegrias. 
Terceira Maratona. Superando uma lesão
No segundo semestre, recuperação. A lesão me atormentava e evitei várias provas. Passei a correr provas oficiais, não fazendo mais Corridas de Aventura ou Sem Compromisso, e basicamente de 5K. Fiz apenas uma de 10K, a Track & Field do Park Shopping e outra de 6K, em Anápolis, a Music & Run, uma das melhores do ano, que foi de 6K.
Corri duas etapas do Circuito das Estações Adidas – primavera e verão -  uma etapa noturna da Track & Field no Iguatemi Shopping, também a Corrida do Oba Hortifruti, Circuito CorujãoCircuito de Corridas da Caixa. Também estreei em uma prova oficial no meu bairro, Águas Claras, todas de 5K.
E, para terminar, nada melhor que um desafio em montanha. 400 metros de “pirambeira” na fazenda Taboquinha, em uma prova organizada pelo professor Nirley na Taboquinha. Uma das mais difíceis do ano. Subir o morro no tiro não é para qualquer um não.
O que espero de 2014 e voltar para as pistas, correndo com mais tranquilidade e usando minha experiência, adquirida com essa primeira lesão grave que tive. Fiquei mais de uma semana em repouso, sem encarar nenhuma prova, para me recuperar e poder entrar o ano inteiro, por que as metas já se anunciam. E, para começar, terei a minha segunda prova internacional: 21K em Nova York.
Vamos que vamos !!!!
Boas passadas em 2014!!!

Um comentário:

Sérgio disse...

O ano passado foi realmente mágico para os integrantes da Equipe X!!!!!