terça-feira, 21 de janeiro de 2014

62K DE PEDAL

E aí, Corredor?!

Fim de semana de recorde pessoal batido. Mas não foi correndo não. Foi pedalando. Mais de 62 Km pedalando, por cerca de 3h30.

Resolvi sair no domingão nublado com minha Magrela e andar, com um percurso  pré-definido mas que mudou um pouco a cada pedalada.

A idéia era sair de casa e ir até o Parque da Cidade, no Plano Piloto em Brasília. De casa, em Águas Claras, até lá devem dar cerca de 10Km. Mas a ideia não era  só chegar, mas ainda dar uma volta pelo circuito interno do Parque - cerca de 10K de distância - e voltar para casa, rodando depois o Parque de Águas Claras. 

Tudo planejado mas cumprido em parte. Acabei dando duas voltas no Parque da Cidade e ainda rodando pela ciclovia da EPVP - avenida que dá acesso a Águas Claras e outros bairros. Além disso, ao invés de voltar ao final da ciclovia resolvi seguir em frente, passeando pela EPNB até a entrada que dá acesso ao Guará - cidade satélite do Distrito Federal - e daí voltando a EPVP rumo a minha casa.

Nesta história toda acabei não passeando pelo Parque de Águas Claras já que, pensei, de tão lotado que estaria, seria impossível curtir um pedal tranquilo pelo seu circuito.

No caminho, tipos diferenciados de terrenos: asfalto, grama e trilhas recheadas de muitas subidas e descidas. Sem esquecer do trânsito, mais intenso na EPTG, avenida que liga Águas Claras, e outros bairros, ao Plano Piloto onde circulam, diariamente, uma média de 100 mil carros por dia.

Pedal - Saí tarde de casa, um pouco antes das 8h da manhã. A preguiça abateu e quase nem pedalo. Mas venci a danada e fui. A saída de Águas Claras estava tranquila, e assim foi durante todo o caminho de ida até o Parque da Cidade, no Plano, sem grandes sustos.

As duas volta pelo circuito interno do Parque foram fazendo o "8", para que a distância de 10K fosse cumprida à risca. Na segunda volta, percebi que a pista estava enchendo e saí fora, até por que teria a "pedreira" da EPTG, mais movimentada e com mais subidas na volta.

Aí, o grande susto. Resolvi pegar a pista dos ônibus, lado esquerdo da via, já que na ida fiz o mesmo e nenhum veículo grande me passou. Mas o horário era outro e, no início do trecho, um ônibus passando pertinho do meu lado, balançando a bike. Ainda bem que Deus estava comigo, e fiquei calmo. Mas logo depois, saí daquela faixa e fui para a direita, ficando no ponto certo, dos veículos mais lentos.

Daí, tudo muito bom. Cheguei na ciclovia sem mais problemas e cheio de "gás". Aí, resolvi fazer os 8K dela e, no caminho, ir até a estrada férrea, voltando para casa pela EPVP.

O final, mais de 3K, é de uma subida bem chata. E eu, com as pernas cansadas, parecendo dois chumbos, fiz na marcha lenta. Um pedal maluco e surpreendente.

No final, recorde de pedal: mais de 62 Km rodados. Muito bom.

O melhor é que descansei o tornozelo lesionado e ainda fiz um bom exercício. E o projeto outlet ficou mais próximo depois dessa aventura.

Boas passadas ... e pedaladas também.

Nenhum comentário: