domingo, 10 de abril de 2016

CORRENDO A 17ª MEIA MARATONA CAIXA DE BRASILIA

E aí, Corredor?!

Mais uma prova, mais 10k na rodagem, os primeiros oficiais de 2016 - já corri em "pipocas" e rodando para treinar, mas fazendo uma prova, foi a primeira do ano.

A 17ª Meia Maratona Caixa de Brasília é uma das mais tradicionais da cidade. Seus 21k são difíceis, com um percurso bastante irregular e com boas subidas. O palco é o Eixão, larga avenida de 6 faixas da capital federal que, durante a semana, é extremamente movimentada.

O percurso não é novo para que acompanha o E AÍ CORREDOR. Já fiz essa prova algumas vezes, às vezes, 7k, outras 5k e outras também o percurso total, 21k. E nunca foi fácil. Ainda mais hoje, que dia estava quente e seco.

Este ano, a prova contou com três distâncias: 5k, 10k e os 21k oficiais. Como sempre, ele recebe certificação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e contou com atletas estrangeiros - africanos basicamente - e nacionais, a elite da pista, já que ela conta para o Ranking Caixa CBAt, que, ao final do ano, dá aos 10 primeiros colocados uma ajuda de custo para treinamento, durante todo um ano.

Daí que isso torna a prova bem concorrida. São milhares de amadores querendo mandar ver e tentando superar os atletas de elite, um feito quase impossível por que os caras parecem voar na pista, com suas passadas largadas e rápidas.

A prova tem uma boa organização. Bastante hidratação, isotônico, reposição básica, prêmio em dinheiro para os primeiros colocados. Mas o kit deixa sempre a desejar: camisa fraca, um boné e uma sacolinha bem fraquinha, mas tudo recompensado pela boa organização já citada e pelo custo baixo da inscrição.

Fiz os 10k, o primeiro depois de muitos meses fazendo apenas 5k. Meu compromisso comigo mesmo foi fazer uma prova tranquila, sem me cansar muito, e foi assim que fiz, com um ritmo constante, aumentando o ritmo das passadas gradativa e naturalmente. Tanto que acabei terminando em mais de 1h, a primeira vez em meus 10 anos de corredor nos 10k. Já fiz em 59min, mas mais de 1h, primeira vez.

Se fiquei triste? Nem um pouquinho. Foi um retorno aos 10k, e queria era completar e chegar inteiro. Não queria me arriscar, já que estou retorno de uma grave lesão. E por isso, voltar a correr bem os 10k foi a minha vitória.

Agora, é continuar crescendo. Meu objetivo são os 15k da São silvestre e, se possível, uma meia até o final de ano. Vamos torcer para que dê tudo certo e eu consiga alcançar minhas metas.

E vamos que vamos! 

Boas passadas!

Nenhum comentário: